Que significa a palavra ser humano?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ser humano (Homo sapiens) é o termo utilizado nas ciências para caracterizar a espécie viva evolutiva que se difere das demais por possuir inteligência e razão.

O ser humano possui, dentre outras, duas características intrínsecas: falibilidade e imprevisibilidade. Conhecer e administrar essas duas características é o desafio do líder, do pai, do educador e de todos nós que temos de nos relacionar permanentemente com seres humanos.

O homem é claramente um ser dependente, não somente com relação à estrutura básica de sua existência, mas também com relação às possibilidades que a vida oferece ou nega; o homem é fraco e desamparado. Não há garantias de que possa determinar seu próprio destino ou tornar sua vida próspera por seus próprios esforços.

O que nos torna humanos? Serão as nossas capacidades cognitivas, o nosso uso de ferramentas, a nossa capacidade de contar histórias, a nossa curiosidade ou o facto de cozinharmos? Além do 1% de ADN que nos diferencia dos chimpanzés, o que há mais que nos torne únicos?

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.

Um ser humano melhor é bom em todas as situações. É um melhor profissional, um melhor pai, melhor mãe, melhor cidadão, melhor amigo, melhor filho, melhor namorada, melhor namorado, melhor marido, melhor esposa. Por isso, tenha esse compromisso com você: ser melhor a cada dia.

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais.

A BUSCA DO HOMEM PELO SIGNIFICADO DE SUA EXISTÊNCIA
O homem sempre buscou explicações que justificassem sua existência, portanto, ele pensa e não apenas vive. De acordo com o existencialismo, o homem é o único ser que realmente existe, pois é o único que tem consciência do seu ser.

Muitos acreditam que o que o fator que nos torna únicos é nosso DNA. De fato, a sequência do genoma é específica para cada pessoa, mas há diversos outros fatores que se sobrepõem ao DNA e que também nos diferenciam na multidão. Compartilhar: Os elementos do nosso corpo que nos identificam.

Forma de adjetivoEditar

SingularPlural
Masculinohumano hu.ma.nohumanos hu.ma.nos
Femininohumana hu.ma.nahumanas hu.ma.nas

Veja 10 características dos seres vivos: 1) Presença de Células; 2) Nutrição e Metabolismo; 3) Crescimento; 4) Composição Complexa; 5) Ciclo vital: 6) Irritabilidade; 7) Organização Complexa; 8) Reprodução & Hereditariedade; 9) Evolução; e 10) Homeostase.

Cada um de nós possui características exclusivas, que nos diferem de todas as outras pessoas do mundo. Saiba quais são elas! O DNA é a molécula principal de cada célula do corpo. Ele reúne informações biológicas que passam de uma geração à outra, como o tipo de cabelo, estatura, a cor da pele e da íris dos olhos.

Algumas características marcantes dos seres humanos e também muito importantes durante a evolução são a postura ereta e o fato de andarmos sobre duas pernas, ou seja, sermos bípedes, característica esta que permite, por exemplo, que estejamos com as mãos livres para a realização de outras tarefas.

O ser humano é um ser sagrado, em elevação, em expansão de si; ou seja, é um ser em si para lá de si, em desenvolvimento. Por outras palavras, o ser humano é um ser em contínuo ato de criação segundo o Espírito de Deus na medida em que nele se permite envolver2.

A fé sempre tem a ver com as bênçãos, verdades e acontecimentos que ainda vão ser eficazes em nossa vida. Portanto, uma forma mais teológica de falar da mulher de Ló é dizer que ela não teve fé. Ela duvidou que o Senhor tivesse capacidade de dar-lhe algo melhor do que ela já tinha.

24 E retirou-se deles, e achorou. Depois retornou a eles, e falou-lhes, e tomou Simeão dentre eles, e amarrou-o perante os seus olhos. 25 E ordenou José que enchessem os seus sacos de trigo, e que lhes restituíssem o seu dinheiro a cada um no seu saco, e lhes dessem comida para o caminho; e fizeram-lhes assim.

O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos. O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominídeo vivo - entre há 5 e 7 milhões de anos. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas.