Que significa a expressão industrialização Clássica *?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Industrialização clássica: é o tipo ligado aos países desenvolvidos. Foi iniciada por meio do desenvolvimento de indústrias tradicionais a partir do da Primeira Revolução Industrial e tem uma continuidade baseada na modernização do espaço industrial por meio de indústrias de alta tecnologia.

Resposta: A industrialização clássica abrange os países que foram pioneiros na Primeira e na Segunda Revolução Industrial,respectivamente,no fim do século XVIII e no fim do século XIX.Na Europa,são países de industrialização clássica a Inglaterra,a França e a Alemanha.

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada.

Ao contrário dos países de industrialização clássica, portanto, países de industrialização tardia tiveram suas industrializações pautadas principalmente nas ações do capital estrangeiro, em detrimento de iniciativas nacionais. Atualmente, são nações dependentes tecnologicamente dos países do centro do sistema.

A industrialização é o nome que se dá para o processo onde os países deixam uma economia voltada para a agricultura ou para a manufatura, para adentrar na modernização do processo industrial. Esse processo teve início na Inglaterra, através da denominada revolução industrial.

Por outro lado, podemos também dizer que houve o período da Industrialização Clássica, que se iniciou no século XVIII e estendeu-se pelo século XIX na Europa e EUA, correspondendo ao período da Primeira Revolução Industrial.

Indústrias modernas – dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, consequentemente há redução de mão de obra em relação às indústrias tradicionais. Exigem mão de obra com qualificação na maior parte do processo produtivo.

A industrialização mundial nada mais é do que o processo pelo qual os métodos de produção industriais que revolucionaram os processos produtivos ao redor de todo o globo terrestre. Vale lembrar que esta matéria é vista a partir de um ponto de vista europeu (assim como a maior parte dos conteúdos escolares).

d) Incorreto – durante a industrialização clássica observou-se, na verdade, a queda da maioria dos regimes monárquicos e a consolidação da burguesia como centro de poder.

Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

As indústrias de base, de bens intermediários ou de bens de produção, são aquelas que vão trabalhar com a matéria-prima mais bruta. Estas empresas dão sustentação para as demais, que vão desenvolver seus próprios produtos a partir do material refinado entregue por elas.

aumento da produtividade industrial e agrícola; aumento do consumo; generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.

A indústria corresponde ao conjunto de empresas que realizam a transformação de matérias-primas em bens acabados ou intermediários. Pode ser dividida em indústria de base, de bens intermediários ou de bens de consumo, os quais, por sua vez, dividem-se entre bens duráveis e não duráveis.

Industrialização Clássica: é a primeira Revolução Industrial, surgiu na Inglaterra no final do século XVIII. Industrialização planificada: é regida pelo estado, ou seja, a indústria não era privada, isso ocorreu em países socialistas, como a Rússia.

O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram a chamada industrialização tardia, ou seja, o processo de implantação das indústrias demorou mais a começar do que em outros países.

3. ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLÁSSICA. Nesse período o mundo passou por mudanças geopolíticas, assim as transações comercias passaram de locais para regionais e, posteriormente, para nacionais, o que exigia ainda mais rapidez das empresas, acentuando, assim, uma competividade entre as mesmas.

A industrialização consiste em transformar um determinado espaço geográfico a partir da construção de indústrias e de empresas direta e indiretamente ligadas a essas indústrias.

Capitalismo Industrial ou Industrialismo
Em outras palavras, o trabalho manual é, nesse momento, realizado em grandes escalas de produção donde as máquinas substituem a força do homem.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.