Que serve o banho de pipoca?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.

As simpatias com pipoca são úteis para atrair dinheiro e ter mais sorte. Aproveite o poder desse alimento para melhorar a sua vida financeira!

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

O banho de pipoca, um ritual de purificação do sincretismo religioso, atrai fiéis do catolicismo e do candomblé à igreja de São Lázaro e São Roque às segundas-feiras.

Obaluaê

Obaluaê, por outro lado, é um dos orixás mais velhos e tem seu próprio tempo. “A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora.

Xangô

“Eu sou do candomblé e o meu Xangô segue uma linha branca e tudo que deve ser oferecido a ele não pode ser preparado com azeite de dendê, mas sim com azeite doce. Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Obaluaiê

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Este poderoso banho de Obaluaê, feito com suas ervas, concentra as energias do Orixá da saúde. Com o axé dessas ervas atuando em seu favor, assim, o corpo físico e espiritual seja limpo, retirando os miasmas, larvas astrais, bactérias e doenças, físicas, espirituais ou emocionais.

De acordo com algumas religiões, a Canjica traz paz e serenidade para quem precisa de direcionamento e abertura de caminhos. O Banho de Oxalá pode trazer equilíbrio mental, além de promover cura na alma e nos processos mais desafiadores.

Importante: o banho de sal grosso limpa todo o corpo. Ou seja, além de eliminar as energias negativas, ele também elimina as energias positivas. Assim, é fortemente recomendado que você faça um segundo banho em sequência.

Explica-se quem é Omolu/Obaluaê velho e novo, pobre e rico, senhor cheio de ricos colares de pérolas, pobre velho, pais de filhos que pedem esmolas para realizar suas festividades, suas obrigações.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

No terreiro com seus filhos e ogans, ele prepara às oferendas com farinha, mel, água e cachaça para entregar na encruzilhada. “O ritual é para Exú nos livrar do inimigo oculto e declarado, dos acidentes.

"O banho de boldo é frequentemente utilizado para aliviar sintomas de má digestão, como gases, inchaço e azia, além de ajudar a desintoxicar o corpo e combater o cansaço físico e mental", acrescenta Yara Vieira, especialista em esoterismo do Astrocentro.

Oferenda para Omulu
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Rio - O banho de arruda tem como vantagens a proteção e o descarrego, combatendo as energias negativas, como desânimo, inveja, instabilidade emocional e até obsessões espirituais. Também alivia as dores e os sintomas menstruais.