Que serve Mentrasto?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O chá de mentrasto (Ageratum conyzoides) é muito consumido na medicina popular como anti-inflamatório, antimicrobiano e antitumoral. Possui uma vasta utilização pela população. Estudos avaliaram a atividade analgésica do mentrasto, demonstrando sua eficácia na diminuição da dor em até 66% dos pacientes estudados.

O mentrasto é contraindicado para diabéticos, pacientes com doenças hepáticas crônicas, hipertensos, pacientes que usam anticoagulantes, grávidas e lactantes.

Cápsulas de mentrasto
As doses podem variar de acordo com a quantidade de mentrasto na composição das cápsulas, e por isso seu uso deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais, com doses individualizadas.

Adicione uma xícara de chá de água fervente sobre 1 colher de sopa (3 gramas) do chá de mentrasto abafando o chá por cerca de 15 minutos.

Características do mentrasto:
O caule é de cor verde, ou acastanhado quando mais velho; as folhas são dispostas em longos pecíolos, são simples, opostas, de formato ovalado, com três nervuras principais evidentes, possuem bordas crenadas, cor verde-clara, textura membranácea e áspera ao tato devido a pubescência.

Apesar dos seus benefícios, a erva não deve usada em excesso. Além disso, seu uso é contraindicado nos seguintes casos: Pacientes de TDAH, de transtorno bipolar, de depressão grave, Alzheimer e de Esquizofrenia. Para mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional, a erva pode reduzir seu efeito contraceptivo.

A erva-de-são-joão pode intensificar os efeitos dos IMAO, causando, possivelmente, pressão arterial muito alta que requeira tratamento de emergência. A erva-de-são-joão aumenta o metabolismo desses medicamentos, reduzindo sua eficácia.

Esta espécie é, uma planta medicinal, capaz de provocar inibição da recaptação de serotonina, noradrenalina e dopamina, provocando a sensação de tranquilidade, modulando o humor, e a redução progressiva da depressão, decorrente da ação de seus principais compostos hipericina e hiperforina.

Mentha suaveolens

No Marrocos, o mastruz é muito usado para ajudar no tratamento de pressão alta e, de acordo com estudos feitos em ratos, essa propriedade se deve à estimulação de receptores muscarínicos de tipo 2 no coração, que diminuem ligeiramente a frequência cardíaca, além de relaxar o músculo do coração.

O chá de amora possui várias vitaminas e antioxidantes que auxiliam na redução de rugas, fortalecem o colágeno, reduzem a hipertensão, auxiliam no tratamento da catarata, além de ajudarem a diminuir a ansiedade e o estresse.

O barbatimão é um bom aliado no combate à oleosidade e ajuda no alívio da acne, coceiras, psoríase e alergias. É auxiliar também no tratamento de infecções da pele, porque é antimicrobiana. O chá é geralmente feito com a casca de barbatimão, onde se concentram os maiores benefícios da planta.

Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.

Além de ser conhecido por um delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. Efeitos que se devem ao fato de esta ser uma erva rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.