Que serve a erva açoita cavalo?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Tem ainda finalidades curativas, sendo usada na medicina popular para o tratamento de reumatismo, além de ter ação adstringente. Os índios do Paraná e de Santa Catarina usam a casca e folhas no tratamento do câncer, de bronquite, gastrite, má digestão e como vermífugo, e ainda para descolorir o cabelo.

Açoitá Cavalo
Nome Científico: Luehea divaricata (Tiliaceae), Açoita Cavalo. Características: A árvore Açoita Cavalo é caducifólia, com 3,5 a 15 m de altura e 20 a 50 cm de diâmetro, podendo atingir até 30 m de altura e 100 cm de diâmetro, na idade adulta.

Folhas: são simples, alternas, dísticas, com estípulas, irregularmente serreadas, com três nervuras longitudinais típicas, discolores, ásperas na face ventral e tomentosas na face dorsal, com lâmina foliar medindo de 4,5 a 15 cm de comprimento e 2 a 6,5 cm de largura; pecíolo ferruginoso, com até 1 cm de comprimento.

Conteúdo: Folha de manga, abre caminho, aroeira em folhas, dandá da costa, peregum, alfavaquinha e carqueja.

Jambo-amarelo
Nas aplicações, as folhas são as responsáveis pelas ações nos banhos aos filhos de Ogum. Na medicina caseira, o jambo-amarelo pode ser usado como chá para emagrecimento.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona.

Também conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, a planta medicinal é muito utilizada para complementação de tratamento medicamentoso do diabetes. De origem brasileira, paraguaia, argentina e uruguaia, a planta possui tronco espinhoso e flores grandes, normalmente de coloração branca ou avermelhada.

Ogum (21/03 a 20/04) - Alamanda
Essa erva, normalmente, é usada em banhos de descarrego e como tratamento caseiro de doenças de pele e sarna. Ajuda na autoconfiança e no processo de decisão de alguma tarefa.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Abortivo, Afecções nervosas, Amargo, Amenorreia, Antídoto de veneno de cobras, Antirreumático, Aromático, Asma, Convulsões, Diarreias, Dispepsia, Drástico, Enxaqueca, Epilepsia, Estimulante, Febres intermitentes, Feridas, Flatulências, Gota, Hidropsia, Histeria, Nevralgias, Orquite, ...

O Chá de Cavalinha é feito a partir do extrato da planta Equisetum arvense, encontrada originalmente em regiões pantanosas do Brasil, algumas áreas da Europa e também do Oriente Médio.

Para que serve
O ipê roxo possui uma grande ação anti-inflamatória, antibiótica, antitumoral e analgésica.

A casca é analgésica, adstringente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, depurativa, febrífuga, estomacal, hemostática, peitoral, tônica e vermífuga. Por isso, o chá da casca é usado para uma série de propósitos, mas, especialmente, para curar tosses e problemas respiratórios.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

Banho de manjericão
Abafe o ritual por cerca de 20 minutos e coe. Vá até o banheiro e tome seu banho higiênico diário. Depois, pegue o banho de girassol e despeje por todo corpo, atraindo dinheiro e prosperidade para o ano que vai chegar.

A erva Abre-Caminhos é um arbusto que atinge cerca de 1,5m de altura e tem umas flores pequeninas, rosa, muito bonitas. Originária de África, esta é uma poderosa planta de protecção que serve, especialmente, para ser usada em banhos.