Que ser humano devemos formar?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O homem que o mundo demanda formar é um homem sensível, reflexivo, crítico e atuante. Um homem que reaja contra a desumanização. Um homem com valores éticos, capaz de usar de empatia e olhar para o mundo com olhos apaixonantes.

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.

Como você pode construir uma sociedade melhor?

  1. Seja um cidadão ativo. ...
  2. Manifeste-se por causas que atendem à maioria. ...
  3. Utilize os canais à disposição. ...
  4. Agrupe-se. ...
  5. Ofereça soluções.

Uma sociedade se constrói pelas vivências e experiências empíricas, é por meio delas que estratificamos o melhor do ser humano, ser sociável que vive em comunidade, que se organiza e raciocina, evolui constantemente, ser pensante, raça politicamente elucidada, porém gosta de repetir erros do passado, que tem memória ...

A educação que queremos é a mesma educação que fará nossos jovens serem agentes transformadores da própria realidade e protagônicos cognoscentes que não se deixarão manipular por este sistema corruptível e tampouco ficar na inércia com os desmandos dos políticos a subjugar o seu povo.

  1. Defina metas claras para o futuro. O primeiro passo para construir um futuro melhor é ter metas e objetivos bem definidos. ...
  2. Melhore seus conhecimentos sobre finanças. ...
  3. Invista em educação e cultura. ...
  4. Faça uma previdência privada. ...
  5. Realize cursos de capacitação.

Em síntese, a BNCC aponta que a Educação Básica brasileira deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

A formação humana resulta de um ato intencional, que transforma a criatura biológica em um novo ser, um ser de cultura. Esse ato denomina-se Educação. Em resumo: a Educação é um ato intencional imposto de fora sobre uma criatura que deve ser formada como ser humano.

O que é Ser Humano:
A espécie humana representa o mais alto nível de complexidade da escala evolutiva. O cérebro desenvolve-se de maneira que seja capaz de realizar diversas atividades que exigem raciocínio, além de elaborar pensamentos criativos, abstratos, teorias e de outros tipos.

Por um lado, a formação social se refere ao processo de formação da sociedade, processo este marcado pela sucessão de modos de produção que permite conceber certa periodização historiográfica. De outro modo, a formação social aparece como resultado de tal processo, como um quadro momentâneo de determinada sociedade.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Ela é importante e fundamental não somente para a carreira profissional, mas para desenvolver a comunicação, lidar com as próprias emoções, interpretar informações, tomar decisões, formar senso crítico, além de muitas outras contribuições que pode trazer ao longo de toda a vida.

Por meio do estímulo à proteção e à diversidade cultural, uma sociedade torna-se mais justa. Ou seja, com menor desigualdade social, preconceitos, intolerância e desrespeito aos diferentes modos de vida. “Os governantes devem promover políticas públicas de incentivo à cultura.

A sociedade ideal deve ser justa, deve promover o bem social da maioria e, no limite, prover a cada um segundo suas necessidades, deve admitir diferenças, mas deve possuir mecanismos sociais de resolução de possíveis conflitos.

A formação dessa estruturação social independe de cada indivíduo, independe da vontade das pessoas, ela é formada alegoricamente, sem um único planejamento. A existência da sociedade e do indivíduo são dependentes. Nem a sociedade nem o indivíduo existem sem o outro.