Que sentimentos e comportamentos deveriam fazer parte de uma verdadeira amizade?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Um amigo verdadeiro ajuda e apoia sem esperar nada em troca. Escutar significa entender o significado da mensagem e compreender o seu contexto. A empatia pode ser definida como um sentimento que nos coloca no lugar do outro, nesse caso, nosso amigo.

A amizade verdadeira é aquela onde o indivíduo não pensa duas vezes em ajudar o outro, está sempre disponível, independente do horário, faz esforços sem pedir nada em troca, e esse tipo de relacionamento está se tornando cada vez mais rara.

5 dicas para fazer amizades verdadeiras

  1. Explore novas atividades do seu interesse. Fazer amizades é cíclico. ...
  2. Seja voluntário de uma ONG com que você se identifica. ...
  3. Comece um novo hobby que sempre quis. ...
  4. Esteja disposto a ajudar as pessoas. ...
  5. Ensine algo que você sabe para alguém.

Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc. A amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes, pessoas com diferentes vínculos.

Saber ouvir e não só falar – Uma amizade de verdade requer que a gente saiba ouvir. Não basta encontrar o outro e usá-lo como esponja para despejar tudo que você ainda não falou para alguém. Preste atenção aos limites e, além de falar, esteja disposto a ouvir.

Sentimentos positivos:

  • felicidade,
  • humor,
  • alegria,
  • amor,
  • gratidão e.
  • esperança.

“Recebam nossas condolências e amor nesse momento. Que vocês tenham força e paz para passarem por esse momento de dor.” “Não temos palavras para expressar nosso pesar e tristeza. Que vocês encontrem paz, conforto e o amor que precisam nos próximos dias.”

Emoções

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

Mantenham uma confiança mútua
Uma das bases mais importantes da amizade é a confiança entre vocês dois. Com um amigo, podemos abrir a nossa intimidade e os nossos corações sobre assuntos pessoais que não compartilharíamos com qualquer um.

A amizade é uma relação que cresce a cada dia. Ela se fortalece pela atenção, dedicação e vontade de fazer a vida do outro melhor. É uma conexão genuína, sincera, que não cobra nada em troca. Tudo pode mudar, mas a amizade sobrevive ao tempo, à distância, aos desafios.

Um amigo verdadeiro sabe elogiar, aconselhar e também xingar quando for preciso, mas claro, com todo o respeito do mundo.

Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem. Aceito sua rejeição, sua falta de vontade, suas idiotices, sua forma de me tratar, seu abraço, seu sorriso. Aceito de coração suas palavras, teu olhar, suas lágrimas.

Pequenas atitudes podem deixar o seu relacionamento ainda mais incrível

  1. 1.Apoie a sua amiga. Nunca é demais relembrar isso! ...
  2. 2.Tenha mais empatia. ...
  3. 3.Esteja presente. ...
  4. 4.Dê aquele toque quando necessário. ...
  5. 5.Seja uma incentivadora das suas amigas.

Para especialista, além de ajudar no equilíbrio emocional, relações de amizade podem auxiliar na prática de hábitos saudáveis. Compartilhar bons momentos, trocar segredos, buscar conselhos, dividir angústia.

Os amigos ajudam-nos a lidar com o stress e permitem-nos recuperar de problemas de saúde de forma mais rápida. Passar tempo com amigos positivos pode inclusive mudar a forma como vemos a vida, o que significa que somos mais felizes quando escolhemos passar tempo com pessoas felizes.

O verdadeiro valor de uma amizade está na confiança, na sinceridade, na compreensão, na dedicação e, principalmente, no respeito mútuo.

A verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos. A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num coração e num espírito. Ainda que seja raro o verdadeiro amor, é no entanto menos raro que a verdadeira amizade.

E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.