Que sentimento o eu lírico expressa no poema amor em viagem?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Esse é o autor do poema "Amor em viagem". Nesse texto, o eu lírico expressa tristeza, pois está frustrado. Ele sente isso por não ter seu amor correspondido.

O eu lírico usa os adjetivos “importuna” e “ríspida” para caracterizar a Razão. Essa visão depreciativa contrasta com o apreço árcade pelo racionalismo.

O critério utilizado por Carlos Drummond de Andrade no poema "Amor em viagem" para separação das estrofes foi a métrica.

Resposta:Sim. O sentimento de vassalagem amorosa é expresso nas duas primeiras estrofes do poema o eu lírico dedica-se, com zelo, ao ser amado; está submetido aos sentimentos dele.

O eu lírico reflete sobre a possibilidade de sua morte que irá acabar com sua dor e pensa sobre as pessoas que sentirão sua falta, bem como no seu futuro que poderia ser glorioso e na natureza que não poderá obervar mais.

adjetivo Repleto de sentimento; sentimental. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. [Literatura] Composto para o canto ou para ser musicada: obra lírica. [Por Extensão] Que revela as emoções e sentimentos do autor: poema lírico.

Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.

Características do gênero líricos
O gênero lírico consegue expressar todos esses sentimentos através do uso poético da linguagem, abusando do significado conotativo das palavras e expressões, além de pronomes e verbos, sempre em primeira pessoa e com o uso de figuras de linguagem.

Resposta Comentada:
A gradação ou clímax é o recurso utilizado para demonstrar isso. No poema apresentado, o eu-lírico pretende demonstrar a dedicação e sofrimento por que passa para atingir seu objetivo.

Características do gênero lírico
Lirismo (sentimentalismo); Subjetividade; Musicalidade, uso da métrica e de rimas; Uso de analogias e figuras de linguagem.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

c) Em que estrofe o eu lírico mostra a abrangência da doença no Brasil? R: __________________________________________________________________________________.

A relação de um eu lírico com a natureza pode ser dada de algumas maneiras, como os elementos naturais que por ele são descritos no poema, ou a sua associação como se ele fosse pertencente à natureza.

b) Pode-se identificar a pessoa amada pelo eu-lírico na 3 e 4 estrofe, pelas expressões "amor" e " anjo de amor".

No poema "Identidade" de Pedro Bandeira, conseguimos perceber que o eu-lírico da história é considerado "queridinho" quando olha pra situação e se coloca como sujeito principal, ou defende suas atitudes, mesmo sabendo não estar certo.

Neste poema o eu lírico suspende todos os sentimentos, o amor, o ódio, pois o tempo é do medo. O medo é um sentimento internacional, mundial. O eu solitário está inserido no mundo e tem este sentimento em mãos.

a) O eu lírico se dirige aos poetas (antepenúltimo verso), também chamados de “irmãos” (conforme a apóstrofe do primeiro verso), com a finalidade de exortá-los a cantar o mundo futuro.

RESPOSTA: Certa nostalgia ou tristeza.

RESPOSTA: O eu lírico recusa as interferências das outras pessoas na vida dele e aconselha ao interlocutor que viva a própria vida e cuide dela sem aceitar o comando dos outros.

Resposta:a) A chuva provoca no eu lírico o sentimento de segurança e tranquilidade, pois ela o protege e o deixa em paz.