Que sejamos pacientes nas tribulações?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

As Escrituras Sagradas nos ensinam que os cristãos devem ser pacientes uns com os outros: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Efésios 4:2). Aqueles que são pacientes herdarão o que lhes foi prometido.

O conselho do Apóstolo Paulo aos Romanos continua precioso para os nossos dias: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Romanos 12:12.

Paulo é tão enfático nessa questão que ele mesmo encarou todas aquelas tribulações como uma verdadeira “sentença de morte”, e brinda seu livramento delas como se fosse a sua própria ressurreição dentre os mortos, operada pelo Deus ressuscitador (2Co 1.9, 10).

Mas, afinal, como vencer as adversidades?

  1. Confie nos planos de Deus. Jamais se esqueça que nada foge do controle do Senhor. ...
  2. Seja otimista. Mateus explica que “o olho é a lâmpada do corpo. ...
  3. Não deixe de orar. É fundamental manter o hábito de orar sempre.

22 fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus".

A passagem bíblica registrada em Romanos 12:12 traz um imperativo: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Isto indica que passamos por dificuldades, tristezas, tribulações e aflições. Não somos imunes ao sofrimento mas, mesmo em meio a isso, devemos nos alegrar e ter esperança.

Cultivando a alegria na tribulação

  1. 1º Seja agradecido. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus!” (I Tes 5, 18) Nem todas as coisas que acontecem em nossas vidas são boas. ...
  2. 2º Seja generoso e desprendido. As pessoas mais alegres são também as mais desprendidas e generosas. ...
  3. 3º Esteja sempre disposto a servir.

Ser paciente é ser sereno e tolerante frente às dificuldades. Ter paciência significa esperar, suportar incômodos sem alterar o próprio humor. Em muitas situações, é a capacidade ideal para se fazer trabalhos minuciosos e demorados.

Passo a passo para trabalharmos a nossa paciência

  1. Autoconhecimento. Se conheça, identifique seus pensamentos e escute seu corpo. ...
  2. Aceitação. ...
  3. Medite. ...
  4. Relaxamento e respiração. ...
  5. Dê um tempo. ...
  6. Organize-se. ...
  7. Desenvolva boas habilidades sociais.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A palavra de Jesus nos convida a ter fé: “No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”. O segredo para sermos vencedores é a fé, e esta só nos é dada através do dom do Espírito.

2 Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.

a tribulação sempre será por causa da fé cristã. Um exemplo disso são as injustiças enfrentadas por sermos cristãos. As calúnias, as piadas, as perseguições. Aliás, toda tribulação está intimamente ligada à perseguição.

Parte de nossas dificuldades resultam de escolhas feitas por outras pessoas, mas que afetam nossa vida. Nem sempre podemos controlar tudo o que acontece conosco nesta vida, mas podemos controlar nossa reação. Muitas dificuldades surgem na forma de problemas e pressões que às vezes causam dor.

Se temos de passar por algumas provações, dificuldades e aflições e de passar por algumas privações; elas costumam purificar o metal de que somos feitos, livrá-lo das impurezas e prepará-lo para ser utilizado pelo Mestre.

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!