Que sejamos como ipês?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Que sejamos como os ipês, que saibamos florir nos invernos da vida. O ipê é considerado a flor nacional do Brasil e o pau-brasil é a árvore nacional. Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas de muitas cores.

“O ipê-rosa é uma espécie recomendada para recuperação de áreas degradadas. Também é uma boa opção para a arborização urbana porque possui crescimento moderado e tem raízes profundas. A planta atrai periquitos, beija-flores, cambacicas, sabiás entre outros”, disse a professora.

Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.

Além disso, o Ipê Amarelo foi escolhido como árvore símbolo da nação porque, quando floresce, suas flores caem no chão formando uma massa amarela que se destaca no verde das matas, como a bandeira brasileira. Além disso, a árvore está sempre florida no 7 de setembro, data da independência do Brasil.

Ipê-amarelo é casa de aves
O ipê-amarelo, que tem cerca de 80 anos, é a grande atração no terreno. Além de belo, o ipê serve de abrigo a várias aves.

Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.

Como e porque Deus criou os ipês. Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a Terra. Foi aquela alegria.

E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que dá cor ao inverno. Por isso temos os ipês branco, amarelo, amarelo do brejo, amarelo da casca lisa, amarelo do cerrado, rosa, roxo, roxo bola, roxo da mata e púrpura. Que sejamos como os ipês, que saibamos florir nos invernos da vida! E sejamos gratos a Deus por tudo.

O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil.

Para florescer, eles precisam perder todas as suas folhas, secam, atravessam o frio e a falta de chuvas, passam por condições extremas, enfrentam o inverno bravamente e quando todos pensam que eles estão quase morrendo, eles desabrocham suas flores lindas, mostrando que estão mais vivos que nunca, dizendo que temos ...

O livro fala do final da adolêncencia e dos questionamentos inevitáveis quando temos que escolher quem seremos no futuro. Se ficamos ou se partimos; se esperamos o futuro acontecer ou se corremos atrás dele. Cada pesonagem tem o seu drama desenrolado, às vezes sozinho, outras em companhia da família ou dos amigos.

Suas raízes são profundas e não possuem muita exigência de nutrientes, mas preferem solos úmidos com drenagem lenta, profundos e não muito ondulados.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro.

A quantidade de água fornecida à planta também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, que florescem em época de seca, a dica é diminuir a quantidade de água, para ajudar simular uma “situação de seca”, nos meses anteriores à floração.

Quem tem direito ao IPE Saúde RS? O IPE Saúde RS abrange servidores públicos do Estado, assim como seus dependentes e pensionistas. A instituição trabalha com um conjunto de ações visando a prevenção de doenças e assistência à saúde.

A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de agüentar bastante a umidade.

Atualmente, a maioria das espécies de ipês brasileiros está incluída no gênero Handroanthus, e não mais no gênero Tabebuia. O ipê é uma árvore diferente da maioria das outras: quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos.

Fruto: síliqua alongada, cilíndrica, deiscente, amarelo-castanha com 20 a 60 cm de comprimento por 1 a 2 cm de diâmetro, coberta de pêlos dourados, com numerosas sementes. Semente: com duas asas membranáceas brilhantes, com 2 a 3 cm de comprimento e 7 a 9 mm de largura.

O mais raro dos ipês
Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde.