Que seja infinito enquanto dure significa?

Perguntado por: greis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quarta estrofe. Mas que seja infinito enquanto dure. O autor utiliza uma metáfora para se referir ao amor, indicando que é uma chama, e uma chama não dura para sempre: tem um princípio e um fim. Assim, fica expresso o desejo do poeta de aproveitar ao máximo o amor, enquanto ele existir.

O Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes transmite um sentimento de amor incondicional e eterno. O poema revela um amor verdadeiro que ultrapassa as barreiras do tempo e da vida, e que deve ser vivido intensamente em todos os momentos.

Marisa Monte

A letra desta canção da cantora e compositora popular brasileira Marisa Monte é o tema de nossa análise de hoje. Por meio dela, somos levados logo de início a reconhecer nossa transitoriedade.

O sentido dos versos é claro: o amor não é imortal, visto que é chama, isto é, por ser chama, mas o poeta deseja que, enquanto durar, tenha brilho infinito.

que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure - vinicius de morais | Citações da literatura, Citações de inspiração, Citações.

O símbolo do infinito representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual. No Cristianismo, representa Jesus Cristo, sendo, portanto, um símbolo de amor eterno. É representado por um oito deitado, ou seja, uma curva geométrica com um traço contínuo.

1 desmesurável, ilimitado, imenso, imensurável, incalculável, incomensurável, incontável, indeterminado, inumerável, inúmero.

Amor é fogo que arde sem se ver, É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer.

é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. Assim, o poeta nos faz uma série de afirmações sobre o amor que parecem contraditórias, mas que são próprias do sentimento amoroso.

O poema Soneto do Amor Total está voltado para temática do amor romântico. Nele o eu-lírico promete uma entrega total e absoluta apesar de demonstrar estar ciente da finitude do sentimento.

Quarta estrofe
Mas que seja infinito enquanto dure. O autor utiliza uma metáfora para se referir ao amor, indicando que é uma chama, e uma chama não dura para sempre: tem um princípio e um fim. Assim, fica expresso o desejo do poeta de aproveitar ao máximo o amor, enquanto ele existir.

O trajeto de retorno foi por Portugal, onde, no Estoril, Vinicius escreveu o hoje famoso soneto, cujo terceto final, a respeito do amor, caiu na boca do povo: “Que não seja imortal, posto que é chama/Mas que seja infinito enquanto dure”, repetido com as deturpações comuns aos versos que se popularizam.

Mas que seja infinito enquanto dure. But let it be infinite while it lasts.

O livro abre com o poema homônimo ao título da obra, retomando o dilúvio bíblico que teria destruído tudo o que havia no mundo, exceto a arca construída por Noé.

Soneto de fidelidade

Soneto de fidelidade
O poema de amor mais consagrado do poetinha talvez seja o Soneto de fidelidade.

Vinícius de Moraes

- Vinícius de Moraes - Obra Poética. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1968. p. 293.

–o amor não é imortal porque é chama, fogo. – já que o amor é chama, morre.