Que se pode citar como prova?
O CPC descreve como meios de prova: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.
São meios de prova?
Os meios de prova são as formas usadas pelas partes no processo com o intuito de convencer o juiz. Eles servem como um conector entre as provas e a demanda judicial. Entre os meios de prova mais utilizados podemos citar documental, testemunhal e pericial.
Quais os tipos de prova documental?
Prova Documental
Pode ser apresentada por fotografias, fotografias digitais, livros empresariais, escritos fiscais, desenhos ou gravações e é considerada autêntica desde que não haja impugnação da parte contrária.
Quais os quatro critérios para classificar as provas?
As provas se classificam quanto ao valor, objeto, sujeito e forma.
O que diz o artigo 373 do CPC?
Artigo373. - O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.
Que alega deve provar?
O ordenamento jurídico brasileiro estabelece que, quando se trata do ônus da prova, falamos de quem tem a incumbência de provar determinado fato ou alegação num processo judicial. Ou seja, quem faz a acusação tem a responsabilidade de comprovar que a alegação é verdadeira.
Quais são os fatos que não precisam de provas?
Não dependem de prova os fatos: I – notórios; II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III – admitidos no processo como incontroversos; IV – em cujo favor milita presunção legal de exis- tência ou de veracidade.
Quanto ao objeto a prova pode ser?
3.1.
A classificação da prova quanto ao objeto, ou seja, ao próprio fato que se pretende provar, é dividida em direta e indireta.
Quais os tipos de provas existem?
Quais são os tipos de provas aplicadas em concursos públicos?
- Objetiva;
- Discursiva;
- Prática;
- Oral;
- Prova de títulos;
- Teste Físico – TAF;
- Prova psicológica e médica; e.
- Formação Profissional.
Como se classificam as provas?
As provas podem ser classificadas segundo vários critérios. Assim, segundo seu objeto, podem ser diretas e indiretas; quanto à fonte podem ser pessoais e reais; quanto à forma podem ser testemunhais, documentais e materiais e, por fim, quanto à preparação, serão causais ou pré-constituídas.
O que pode ser considerado prova documental?
Segundo Moacyr Amaral dos Santos, prova documental é tudo que representa um fato idôneo que possa ser reproduzido em juízo cujo obtivo é a fixação ou retratação material de um acontecimento. No processo civil é a prova mais forte, porém, pode ser afastada pela prova testemunhal e pericial produzidas nos autos.
Quais os 3 tipos de documentos?
Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...
O que é uma prova ilícita?
Ao analisar o instituto das provas, há distinção entre a prova ilícita e a prova ilegítima podemos definir como: “Ilegais, são as provas que se configuram pela obtenção com violação de natureza material ou processual ao ordenamento jurídico, enquanto que as ilegítimas são obtidas com desrespeito ao direito processual.” ...
O que é uma prova não plena?
Prova plena: aquela prova capaz de embasar uma condenação, há juízo de certeza quanto ao fato apreciado. Prova não-plena ou indiciária: aquela indicativa de algumas circunstâncias, serve apenas para determinar medidas cautelares. Quem valora na situação concreta é o juiz.
O que são provas pessoais?
Da prova pessoal ou Real
Desta maneira, a prova pessoal é aquela que se obtém por meio de manifestação humana, onde é feita afirmação pessoal fazendo fé aos fatos afirmados. Como exemplo, tem-se o interrogatório, testemunho e o depoimento.
O que diz o artigo 371?
Art. 371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.
O que diz o artigo 561 do CPC?
Artigo 561
I - a sua posse; II - a turbação ou o esbulho praticado pelo réu; III - a data da turbação ou do esbulho; IV - a continuação da posse, embora turbada, na ação de manutenção, ou a perda da posse, na ação de reintegração.
O que diz o artigo 357 do CPC?
Conforme o artigo 357 do Código de Processo Civil, no saneamento o magistrado resolve eventuais pendências processuais que possam atrapalhar o trâmite do procedimento; delimita as questões que serão objeto de prova, determinando quem deverá produzi-la; define as questões de direito relevantes; e, designa audiência de ...
Quem tem que provar?
“O ônus da prova incumbe: I – ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II – ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.
Quem contesta deve provar?
Após ser convocado para o processo, por meio da citação, o réu terá um prazo de 15 dia para apresentar sua contestação, ato processual no qual deve demonstrar todos os seus argumentos de defesa e especificar as provas que pretende produzir.
O que é provar alguma coisa?
Demonstrar a verdade, a realidade, a autenticidade de uma coisa com razões, fatos, testemunhos, documentos etc. Dar testemunho de; mostrar; demonstrar; submeter a prova; dar prova de. Conhecer por experiência própria; experimentar; sofrer, padecer.