Que se define o termo dissecar?

Perguntado por: tmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partes de um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de um cadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia, de um tumor etc.)

A dissecção na área da anatomia humana é o ato de explorar o corpo humano, ou seja, através de cortes possibilitar a visualização anatômica dos órgãos e regiões que existem no corpo humano e assim possibilitar o seu estudo.

Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partesde um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de umcadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia,de um tumor etc.)

A dissecação consiste, no estudo da anatomia, na abertura e/ou separação de organismos mortos, com o objetivo de estudar diferentes órgãos ou outras peças anatómicas. Em cirurgia, o termo também pode ser usado para o ato de dissecar uma artéria, uma veia ou um tumor, por exemplo.

A anatomia utiliza, principalmente, a técnica conhecida como dissecação, que se baseia na execução de cortes que permitem uma melhor visualização das estruturas do organismo. Essa prática é muito realizada nos cursos da área da saúde, tais como medicina, odontologia e fisioterapia.

Do pondo de vista etimológico, o termo “dissecação” (dis significa “separadamente” e secare significa “cortar”) é o equivalente latino do grego anatome. Atualmente, Anatomia é a disciplina/área que estuda o corpo e, dissecação é considerado o método cientifico utilizado para tal estudo.

"Dessecar" (com e), significa "tornar seco", "enxugar". Ex.: O longo verão dessecou o terreno. "Dissecar" (com i), significa "cortar", "analisar minunciosamente. Ex.: Cirurgião teve um surto psicótico ao dissecar a vítima.

Dissecar um sapo é uma experiência comum e importante na introdução da Biologia ou Anatomia. Aprender a identificar e apreciar o trabalho complexo dos órgãos internos pode ser uma experiência profunda e surpreendente para muitos estudantes, mas também pode ser intimidadora para outros.

A dissecção venosa, também chamada de flebotomia, consiste em uma pequena intervenção cirúrgica para proporcionar a visualização e acesso à uma veia. Esta técnica é utilizada quando uma veia periférica ou uma veia central não podem ser alcançadas através de uma venóclise.

Uma dissecção em anatomia humana é o ato de explorar o corpo humano ou parte dele. Ou seja, através desses cortes há possibilidade de visualização anatômica dos órgãos e regiões que existem no corpo humano e assim possibilitar o seu estudo ou procedimento médico.

O primeiro passo para dissecar um animal é aplicar a técnica de esfolamento, também conhecida como remoção da pele. Faz-se um corte desde o pescoço até à cauda, passando pela barriga. Quando se retira a pele, esta é desidratada com sal ou com um pó chamado bórax e deixa-se repousar entre 24 a 48 horas.

A dissecção aórtica é dividida em tipos: agudo e crônico, dependendo da duração dos sintomas. A dissecção aguda da aorta é tradicionalmente classificada quando esta é diagnosticada até duas semanas após o início dos sintomas, e a dissecção crônica da aorta é quando o quadro clínico tem duração superior a duas semanas.

A técnica consiste na dissecção da veia safena através de incisões de 3 a 4 cm, repetidas a intervalos variáveis (de 8 a 14 cm) sobre o trajeto da veia cuja liberação é feita com auxílio de afastadores apropriados, ótica de iluminação e instrumental específico.

A aorta é o maior vaso em seu corpo, levando o sangue do coração para o restante do organismo. Um aneurisma é quando a aorta aumenta anormalmente de diâmetro. A parede da aorta é composta por camadas; se a camada interna rasga, isso é chamado de dissecção.

Uma dissecção aórtica é um distúrbio frequentemente fatal em que a camada interna (revestimento) da parede aórtica se rompe e se separa da camada intermediária da parede aórtica. A maior parte das dissecções aórticas ocorrem porque a hipertensão arterial provoca a deterioração da parede da artéria.

Partes do Corpo Humano

  • Partes do corpo humano.
  • Cabeça.
  • Tronco.
  • Membros superiores.
  • Membros inferiores.

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.