Que se apropriou?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Apoderar-se de algo que não lhe pertence; tomar a posse de alguma coisa: o morador apropriou o apartamento invadido; ele apropriou ao cargo os privilégios do chefe; apropriou-se das joias da esposa.

verbo bitransitivo e pronominal Tornar particular ou oportuno; adequar: apropriou seu emprego ao tempo que tinha; o espetáculo apropriava-se ao público.

a·pro·pri·ar ar

  1. Tornar próprio (ex.: apropriar bens).
  2. Acomodar.
  3. Aplicar, atribuir.
  4. Tornar ou ser adequado ou conveniente a (ex.: é preciso apropriar o discurso; isto não se apropria à situação). =
  5. Apossar-se.
  6. Tornar seu uma coisa alheia (ex.: apropriou-se de valores e será julgado por isso). =

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Que são apropriados: 1 adequados, próprios, certos, pertinentes, justos, oportunos, convenientes, propícios, devidos, acertados, congruentes, aptos, corretos, efetivos, conformes, cabíveis, compatíveis, satisfatórios, cabidos, consentâneos, bons, indicados, favoráveis, adaptados, apropositados.

1 Ato ou efeito de apropriar(-se); ação de apoderar-se de algo, legal ou ilegalmente. 2 Ato de tornar algo adaptado ou adequado a um fim ou uso; adaptação, adequação. 3 Jur Ato de apoderar-se de algo abandonado ou aparentemente sem dono; invasão, ocupação.

Conforme o dicionário etimológico, o termo apropriação tem origem latina (appropriationem) e significa “[...] apoderação, apoderamento, posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade.” (BUENO, 1974, p. 301).

Atendimento ao cliente significa se relacionar com os seus consumidores. Ou seja, estabelecer conversas e contatos que permitam atender às suas necessidades, esclarecer as suas dúvidas, ouvir as suas reclamações, entre outros pontos.

Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O criminoso recebe o bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

Apropriar-se è adaptar alguma coisa a um uso ou a uma finalidade determinada; atribuir alguma coisa a si mesmo, fazer com que ela seja SUA (algumas vezes, até mesmo de modo indevido).

Segundo a doutrina, temos duas classificações para este delito. Apropriação Indébita Própria e Imprópria. A primeira ocorre quando o agente age como se dono fosse, admitindo , portanto, tentativa; a segunda, por sua vez, é por negativa de devolução e esta não admite-se conatus.

Significado de Encoberto
adjetivo Oculto, escondido. Disfarçado, incógnito. Enevoado.

O uso do “se” pode indicar pronome reflexivo.
Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo.

Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

As duas formas são corretas.

O significado de 9 + 2 é que deve-se adicionar 2 unidades em 9, obtendo o 11.

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

A melhor abreviatura de horas é simplesmente “h”, sem ponto e sem registrar o “s” para indicar o plural: 15h, 19h, 10h15min. (ou 10h15).

Significado de Apropriado
adjetivo Que foi alvo de apropriação; que foi ocupado; que foi adequado. Característico ou desenvolvido para um único propósito; adequado ou conveniente.

1 benéfico, benfazejo, conveniente, fausto, favorável, próspero, vantajoso. Adequado: 2 acertado, adequado, apropriado, compatível, congruente, consentâneo, devido, oportuno, pertinente, próprio, talhado.

Continuar lendo