Que são semitas?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Na Antiguidade, esses povos eram fenícios, hebreus (judeus), babilônicos, arameus, assírios e outros que, no terceiro milênio antes de Cristo, deslocaram-se da Península Arábica para a Mesopotâmia.

A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios conservaram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas: as divindades terrestres e celestes, comuns a todos os povos da Ásia antiga.

Significado de Semita
Que está relacionado aos judeus. substantivo masculino e feminino Pessoa que pertence a esse grupo linguístico e étnico. Etimologia (origem da palavra semita). Antropônimo bíblico sem + ita.

Quanto aos filhos de Sem, o Gênesis , em seu capítulo 10, menciona cinco nomes: Elão, Assur, Arpachade, Lude e Arã. Segundo a tradição, Sem seria o patriarca das populações semitas..

Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico.

No entanto, os judeus não são os únicos povos semitas. Na contemporaneidade, os semitas são judeus e árabes. Na Antiguidade, esses povos eram fenícios, hebreus (judeus), babilônicos, arameus, assírios e outros que, no terceiro milênio antes de Cristo, deslocaram-se da Península Arábica para a Mesopotâmia.

Israel

é um membro do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente.

O que significa o termo judeu? O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano.

A origem dos Hebreus
De acordo com os relatos bíblicos, os hebreus vieram da cidade de Ur, da Mesopotâmia. De lá, se deslocaram e se estabeleceram na região da Palestina, no Vale do Rio Jordão, por volta de 2000 a.C.. A Palestina era um território, em sua maioria, seco e árido.

Desde os tempos bíblicos, os judeus são um povo com uma fé monoteísta, o judaísmo, que representa um componente tanto religioso quanto nacional. Por volta do século XVIII, a maioria dos judeus do mundo vivia na Europa Oriental, onde foram confinados a guetos e tinham pouca interação com as sociedades ao seu redor.

Acádios, assírios, hebreus e árabes são chamados de povos semitas porque eles utilizam línguas que provêm de uma língua ancestral comum, que tem origem na região da Mesopotâmia.

Contrariamente à convicção generalizada que os identifica com os aderentes ao judaísmo, os Semitas são todos os povos falantes de línguas semíticas como o arábico e o hebraico, e que originalmente se espalharam por vastas áreas do Sudoeste Asiático, Médio Oriente e Norte de África.

As línguas semíticas são a família mais ao nordeste das línguas afro-asiáticas As línguas semíticas mais comuns faladas hoje são o árabe, o maltês, o hebraico, o amárico, o aramaico e o tigrínia.