Que são patrimônio imaterial?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Significado de Imaterial
adjetivo Que não se constitui de matéria. Que não se consegue tocar; impalpável. substantivo masculino O que é imaterial; o que não é corpóreo; espiritual.

Patrimônio imaterial,compreende as práticas,representações,expressões culturais e as tradições que um grupo de pessoas preservam em respeito aos seus ancestrais,para a geração futura,técnicas e conhecimentos transmitidos de geração em geração.

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Esse patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição. Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.

Exemplos de Bens Imateriais

  • Danças.
  • Músicas.
  • Linguagem.
  • Culinária.
  • Rituais.
  • Festas.
  • Feiras.
  • Lendas.

Segundo decisão do Condephaat, práticas carnavalescas traduzem saberes, fazeres, identidade coletiva e criam relações de pertencimento. As práticas carnavalescas do Estado foram reconhecidas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) como patrimônio imaterial.

O patrimônio histórico-cultural significa tudo aquilo que é produzido pela cultura de uma sociedade, tanto material quanto imaterialmente. Ele precisa ser preservado devido à sua grande importância científica e cultural, pois representa a riqueza cultural de um povo tanto para a comunidade quanto para a humanidade.

Assim, podemos dizer que a conservação do patrimônio imaterial tanto acontece de forma orgânica, ou seja, passando naturalmente de geração a geração, como também de forma consciente quando pesquisadores e a sociedade mobilizada entendem a importância do patrimônio e se mobilizam para preservá-lo.

Resposta verificada por especialistas
A alternativa correta sobre a cultura e o tema da cultura imaterial é: "b) vestimentos e utensílios".

A proposta foi acolhida por unanimidade e encaminhada para estudos do Iphan. A Festa de São João e todas as suas manifestações representam importante marca cultural de nossa gente - e merecem ser consagradas com esta chancela: o registro como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Alternativa correta. d) vestimentas e utensílios.

Exemplos de cultura imaterial: música, dança, rituais, crenças, folclore, valores, lendas, celebrações, entre outros.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Exemplos de bens móveis da cultura material: pinturas, esculturas, roupas de festividades populares, utensílios religiosos, peças de decoração e muitos outros objetos que preservem os valores e costumes de um povo e que possam ser levados de um lugar a outro.

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações.

A capoeira, as férias realizadas em Caruru, o Círio de Nazearé, o frevo são manifestações amplamente conhecidas, que representam a história e a cultura do Brasil e que, merecem ser preservadas como patrimônio imaterial da humanidade.

Manifestação cultural típica do estado do Pará e da região amazônica, o carimbó (dança de origem indígena) foi reconhecido, nesta quinta-feira (11), como patrimônio cultural imaterial, em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.