Que são lojas de departamento?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Circular por uma grande loja de varejo que oferece uma variedade de bens de consumo pertencentes a diferentes categorias de produtos separados por departamentos é uma forma interessante de disponibilizar ao consumidor, em um único local, vestuário, mobiliário, decoração, produtos eletrônicos, cosméticos, brinquedos, ...

Pela grande estrutura e renome, muitas lojas de departamento possibilitam a pesquisa e a compra pela internet, o que facilita ainda mais a vida dos clientes. Os descontos também podem ser obtidos por meio de cupons, que garantem valores ainda mais baixos e surpreendentes para quem procura um produto especial.

A principal característica das Lojas de Departamento é o fato de operarem com alto volume de vendas, propiciando investir na sua imagem junto ao público-alvo através da mídia.

As seis primeiras colocadas são:

  • Carrefour (R$ 81,1 bilhões)
  • Assaí (R$ 45,6 bilhões)
  • Magazine Luiza (R$ 42,9 bilhões)
  • Via (R$ 36,3 bilhões)
  • Lojas Americanas (R$ 32,2 bilhões)
  • Grupo Pão de Açúcar (R$ 29,0 bilhões)

Podendo ser um negócio físico ou online, uma loja de variedade consiste naquela que comercializa produtos diversos e que oferecer, de certa forma, uma utilidade para quem os compra. Por isso, também podemos chamar esse modelo de empreendimento de loja de utilidades.

Pense bem: lojas especialistas vendem poucas unidades de muitos produtos diferentes, o que pode inviabiliza baixar o preço final. Por tudo isso, é comum que os preços dessas lojas sejam mais altos, se comparados com os de grandes lojas de departamentos.

Das 149,3 mil lojas especializadas em vestuário, 37% estão distribuídas pelos 563 shoppings do País e os 63% restantes são lojas de rua.

Em 1850, surgiu em Paris a primeira loja de departamentos, a Bon Marchè, pioneira na técnica de agrupamento dos produtos em categorias.

Proprietário, possuidor de loja. Exemplo de uso da palavra Dono de loja: Ele é dono de loja, por isso frequenta o encontro dos comerciantes.

A sua criação foi um dos primeiros espaços onde se fez possível a prática de uma nova experiência e modalidade comportamental emergente a época: a de consumidor. Antes da Selfridges, a primeira loja de departamento que se tem conhecimento é a francesa Le Bon Marché, de Paris, inaugurada em 1893 (ANDRADE, 2008, p. 48).

7 departamentos fundamentais para abrir uma empresa

  • 1- Departamento administrativo. ...
  • 2- Departamento financeiro. ...
  • 3- Departamento pessoal. ...
  • 4- Departamento comercial. ...
  • 5- Departamento de marketing. ...
  • 6- Departamento de produção. ...
  • 7- Departamento jurídico.

Veja abaixo quais são os principais tipos de comércio:

  • Comércio varejista. ...
  • Comércio atacadista. ...
  • Comércio independente. ...
  • Comércio integrado. ...
  • Comércio especializado. ...
  • Comércio exterior. ...
  • E-commerce e comércio eletrônico. ...
  • Franchising ou franquia.

Quais são os principais tipos de comércio?

  • Varejo. No comércio varejista, um dos mais comuns, as mercadorias são vendidas diretamente ao consumidor final em pequena escala. ...
  • Atacado. ...
  • E-commerce. ...
  • Comércio independente. ...
  • Comércio especializado. ...
  • Comércio exterior. ...
  • Comércio integrado. ...
  • Franquia.

O Grupo Carrefour Brasil lidera a lista das maiores empresas varejistas brasileiras, segundo o Ranking Ibevar-FIA. Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões, a varejista de origem francesa lidera a lista das 120 organizações que compõem a edição 2022, que avalia dados de 2021.

Em primeiro lugar na lista das empresas varejistas com os maiores faturamentos está a rede francesa Carrefour, com uma receita anual de R$ 81,1 bilhões em 2021. Na sequência estão Assaí, Magazine Luiza, Via e Lojas Americanas.

Varejo é considerado o tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, sem intermediários, e onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades. Um mercado de varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são proporcionais a demanda dos consumidores finais.

A Amazon domina o certame com folga. A empresa tem valor de mercado estimado em mais de 165 bilhões de dólares, o dobro do Alibaba, empresa que é considerada a versão asiática da Amazon. Os fast foods McDonald's e Starbucks estão no top cinco.

Varejistas no Brand Finance Brasil 2022
A Magazine Luiza lidera o ranking do segmento, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões, seguida de Assaí (R$ 5,82 bilhões), Americanas (valor de R$ 5,61 bilhões), Casas Bahia (R$ 5,60 bilhões), e, fechando o top 5, Atacadão (R$ 5 bilhões).

store — que significa “loja” em portugês — também já pôde perceber que o termo é reconhecido em todo o mundo e está diretamente relacionada ao varejo.

A fachada de loja é um item essencial para atrair os clientes. Ela precisa chamar a atenção de longe e fazer com que os consumidores se sintam bem para entrar no estabelecimento. Além disso, é preciso deixar claro do qual é o segmento da loja.