Que roupa usar para se proteger do sol?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os tecidos mais fechados e com cores escuras costumam proteger mais. Assim, camisas de cor clara feitas de algodão têm um FPS entre 5 a 9. Se ela estiver molhada, o FPS é reduzido. O mesmo vale para poliamida e outros tecidos mais tecnológicos que garantem alguma proteção.

Proteção UV 50+
Os tecidos tecnológicos de supermicrofibra também oferecem proteção máxima contra os raios ultravioletas, conforme a certificação australiana UV 50+.

Qual o nível de proteção de uma camisa UV? Para ser considerada uma camisa com proteção solar de qualidade, a peça deve apresentar FPU acima do valor de 30. Quanto maior o FPU, melhor será a atuação da roupa para impedir que os raios UV façam mal às células da pele.

Segundo o dermatologista do Hospital Universitário (HU) de Florianópolis, Daniel Holthausen Nunes, as roupas escuras absorvem os raios UV e são quentes, mas protegem a pele. Já as roupas de cores claras refletem a radiação, que causa queimaduras.

2- CAMISA UV ICE - 90% Poliamida e 10% Elastano
Sua Proteção Solar é a melhor e mais alta que se pode oferecer em roupas e acessórios, ela protege sua pele em 98,5% dos malefícios causados pelos Raios Ultravioletas.

Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.

As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).

O preto e o branco são casos específicos pois eles são extremos opostos. Fora do espectro de cores visíveis, o preto absorve todas as cores, e por isso ele é a tonalidade que mais absorve calor. Já o branco reflete todas as cores, então quase não absorve calor nenhum.

Chambray: Dhora aposta também no tecido chambray, que é uma fibra natural (algodão). “Apesar de ser um jeans, a espessura é leve e ideal para temperaturas altas”. Tricoline: também desenvolvido com algodão, o tricoline é mais leve e atende a um mercado cada vez mais sofisticado, principalmente as camisarias masculinas.

Guarda-sóis feitos com poliéster ou lona plástica são os mais indicados, pois tendem a proteger mais. Principalmente se forem aqueles com uma proteção extra prateada. Os guarda-sóis de poliéster com aplicação silver, que é a proteção prateada, aumentam em 90% o fator de proteção contra raios UV.

“Se houver exposição solar, as pessoas precisam passar o protetor solar no corpo mesmo assim. Sempre indicamos que o produto seja utilizado embaixo de biquínis e maiôs, por exemplo, pois os raios UV são capazes de penetrar na fibra dos tecidos e prejudicar a pele.”

Filtro solar
Independentemente do tom de pele, o primeiro cuidado é lançar mão do protetor solar, com FPS 15, no mínimo. O produto deve ser aplicado, diariamente, pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol. Sua reaplicação também é importante para que a ação química não seja levada pelo suor ou pela água.

A melhor roupa para usar no calor é a de cor clara, pois absorve menos energia que a roupa escura.

Use bloqueador e filtro solar.

  1. O filtro solar, como sugere o nome, filtra a radiação ultravioleta antes que ela chegue à pele. ...
  2. Já o bloqueador solar cria uma barreira física entre a luz solar e a pele. ...
  3. Aplique o protetor aproximadamente 30 minutos antes de sair ao sol.