Que roupa usar na faculdade de Biomedicina?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O curso de biomedicina tem muitas aulas práticas em laboratórios. Sendo assim, alguns equipamentos de proteção são necessários para participar das aulas. Esses materiais são: jalecos, luvas de procedimento, máscaras, toucas e óculos de proteção.

O biomédico precisa, em primeiro lugar, gostar de trabalhar com pesquisas em laboratório. Assim, o microscópio e o jaleco são itens inseparáveis desse profissional.

Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais. Escolha um jaleco que seja do seu tamanho, nem grande ou pequeno demais. Use sempre jaleco de manga longa e nunca a suba para ventilação ou conforto. Seu braço estará protegido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa recomenda, assim como o NHS, que as unhas dos profissionais de saúde sejam naturais, limpas, curtas, sem esmaltes e sem alongamentos.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora! O hábito de chamar biomédicos, entre outras profissões na área da saúde, de “doutor” no Brasil, tem mais a ver com a cultura popular do que necessariamente com o grau de formação desses profissionais.

Materiais necessários
O curso de biomedicina tem muitas aulas práticas em laboratórios. Sendo assim, alguns equipamentos de proteção são necessários para participar das aulas. Esses materiais são: jalecos, luvas de procedimento, máscaras, toucas e óculos de proteção.

A permanência nos laboratórios de aulas práticas será permitida apenas mediante o uso de calça comprida (ou saia longa), sapatos fechados (que cubram todo o pé) e cabelos compridos presos.

Passar em Biomedicina não é fácil. No fim, as notas de corte não costumam ser menores de 700. Ainda mais, quando isso acontece não costumam ser muito mais baixas. As notas mudam todos os anos.

Diferentemente do médico, o biomédico não realiza cirurgias e não prescreve tratamentos. Sua atuação não está ligada no contato direto com o paciente, mas sim em colaborar com técnicas e ferramentas para ajudar no diagnóstico desse paciente.

Não! O Biomédico só será chamado de doutor caso ele tenha feito doutorado. Ao realizar qualquer uma graduação, vai receber o título de Bacharel em Biomedicina.

Quem faz Biomedicina não recebe o título de médico. O biomédico só será chamado de doutor caso realize um doutorado na área, ao contrário, receberá apenas a titulação de bacharel em Biomedicina. Se optar por se especializar em algum segmento, será chamado de especialista.

O Teste Vocacional para Biomedicina foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner. O teste tem como objetivo relacionar o perfil do usuário, indicado pelo questionário, a habilidades requisitadas aos profissionais da área de Biomedicina.

O evento é direcionado aos alunos ingressantes, concluintes e aos discentes do 5° semestre do curso que devido à pandemia não tiveram a cerimônia. O momento vai ser aberto para familiares e acompanhantes dos estudantes participantes.

O biomédico deve ter um perfil analítico, ser curioso e metódico. Outras competências fundamentais do especialista em Biomedicina são ter bom relacionamento interpessoal e saber trabalhar em equipe. Afinal, ele estará sempre em contato com profissionais de outras áreas.

O que se estuda em Biomedicina são conteúdos ideais para quem é fã de biologia. Afinal, a cada semestre os assuntos vão sendo aprofundados nessa área. Há também algumas disciplinas de matemática, mas os cálculos não são complexos, então não precisa entrar em desespero!