Que risco os cupins?

Perguntado por: rdamasio3 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Incêndios: Devido a sua ação localizada também em fiações elétricas, pode causar um curto circuito que tende a evoluir para um incêndio. Riscos estruturais: Por conta da corrosão de materiais, principalmente os fabricados à madeira, representam perigo de desmoronamento destas estruturas.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

Querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado e proteção. Óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40), também. Como fazer: Basta passar o querosene no local atingido pelos cupins, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes.

Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.

Se a infestação for muito grande, só o vinagre não vai funcionar e o ideal é chamar um profissional para verificar caso. Em móvel: em pequenos focos de cupins, como em móveis, é recomendado fazer a aplicação de óleo de laranja. Ele é bastante eficaz, porque quando entra em contato com os cupins, já é capaz de matá-los.

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos. Evite vazamentos e fontes de água no seu espaço.

Os ninhos de cupins que habitam no solo podem ser subterrâneos, ou então “epígeos” (isto é, construídos sobre a superfície do solo). Os ninhos mais comuns são aqueles conhecidos como “montículo”, muito frequentes em pastagens.

“A própria estrutura construtiva de vários imóveis facilita a instalação de cupins”, diz. Como exemplo, ele cita os “caixões perdidos”, peças de madeira colocadas dentro de algumas lajes de concreto. “Também há locais escuros e úmidos em que os materiais que sobraram da construção ficam abandonados”, ressalta.

Qual é a época de revoada dos cupins? A primavera, que, neste ano, vai de 22 de setembro a 21 de dezembro. As revoadas podem se estender mais algumas semanas, pelo verão.

Rachaduras, buracos e barulhos
Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida. Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar até o barulho dos cupins mastigando, que é bem parecido com o de papel sendo amassado.

Ácido Bórico
O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

Tempo de vida
Trabalhadores e soldados vivem cerca de um a dois anos. Rainha cupins podem sobreviver por mais de uma década sob condições climáticas ideais.

4 dicas de como acabar com cupim de casa

  1. Observe os móveis de madeira da casa para encontrar os cupins. ...
  2. Aposte em soluções com vinagre e óleo de laranja para eliminar o cupim de casa. ...
  3. Invista em inseticida líquido para acabar com o cupim de casa. ...
  4. Acabe com focos de umidade para afastar os cupins.

Porém, após perder as asas, os cupins andam para um local seguro. E esse local pode ser um móvel, rodapé, trinca de porta ou algum objeto que contenha celulose. O corpo do cupim é tão fino e escuro que pode até se confundir com o chão, se este for escuro ou de taco, por exemplo.

Eles são capazes de atravessar qualquer obstáculo: paredes, forros de gesso, tubulações e até fiações de energia – o que pode ocasionar um curto-circuito. Como precisam da madeira, eles costumam aparecer em móveis, rodapés, portas e demais lugares que apresentam o material.

Como achar a rainha cupim

  1. Step 1. Vista as roupas grossas. Cobrindo a maior quantidade de pele possível. ...
  2. Step 2. Localize o ninho dos cupins. ...
  3. Step 3. Se o ninho estiver na madeira de uma construção, não continue. ...
  4. Step 4. Se o ninho estiver no chão, cave. ...
  5. Step 5. Procure por um cupim lento, com um abdômen branco e gigantesco.

Para isso, eles contam com protozoários, bactérias ou fungos que vivem dentro de seu aparelho digestivo. Estes por sua vez, digerem e excretam a madeira comida pelo cupim, e dessa excreção o cupim tira o seu tão importante nutriente, a celulose. Essa relação entre duas espécies é chamada de simbiose.

O cupim de madeira seca é uma das três espécies de cupins que mais atacam no Brasil. O nome científico dessa espécie é Cryptotermes brevis. São insetos sociais e se organizam por colônias, que são chamadas de cupinzeiros. As castas existentes nessa organização são rainha, rei, ninfas, operários e soldados.

Os cupins se alimentam de celulose, que é um material orgânico encontrado dentro de árvores, arbustos, plantas e até mesmo grama. Porém, a maioria dos cupins procura a celulose em madeiras, daí vem a ideia de que cupins só se alimentam de madeira.