Que resultado a geração Y trouxe para a sociedade moderna?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

A Geração Y e sua percepção de mundo foram construídas pela rápida globalização, conectividade social e acesso instantâneo à informação. E mais: seu sentido de propósito entrega-se ao avanço e bem-estar da sociedade, além dos lucros.

Os Millennials, ou geração Y, são conhecidos por sua criatividade, sede por aprendizado e ambição. Essa geração cresceu cercada por novas tecnologias, grande fluxo de informações, surgimento de novos ambientes online e o desejo pelo sucesso profissional.

Geração Y no mercado de trabalho
O lado profissional da geração Y está alinhado as suas características pessoais: como são pessoas mais dinâmicas, buscam por empresas menos tradicionais e mais flexíveis, que atendam ao seu dinamismo. Por outro lado, estão interessados em crescer dentro dessas organizações.

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Características da Geração Y (Millennials)
Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Dentro do campo da comunicação, essa mudança se faz sentir na medida em que a Geração Y se mostra disposta a transformar o modo como as coisas são feitas (TAPSCOTT, 1999) e a se colocar diante do mundo como consciente de seu papel de transformação dentro das relações de consumo.

Os jovens da geração Y ouvem mais música, com mais frequência e com mais variedade de lugares que outros consumidores.

As máquinas de escrever foram substituídas por computadores e impressoras, os computadores passaram a se conectar a uma rede local (uma intranet) e à internet, surgiram as planilhas, apresentações de PowerPoint e projetores digitais, e com o tempo os documentos passaram a se tornar mais digitais do que físicos.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Dentre os desafios apresentados a geração Y no mercado de trabalho destaca-se a dificuldade com a hierarquia, pois é comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.

A Geração Y é movida por um sentimento de mudar o mundo e fazer a diferença por onde passa. Portanto, eles começaram a voltar as atenções para as iniciativas sociais e ambientais das empresas. Por isso, é preciso começar a pensar a comunicação da empresa muito além da divulgação dos produtos e serviços.

Segundo o portal LiveCareer, nos Estados Unidos, os Boomers ainda correspondem a 25% da força de trabalho, seguidos pelos indivíduos da geração X (33%) e geração Y(5%). A tendência é de que, nos próximos anos, as gerações Y e Z assumam a força de trabalho, tornando-se maioria entre os funcionários nas empresas.

A GERAÇÃO Y E O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA
A Geração Y apresenta características diferenciadas das gerações anteriores, principalmente as relacionadas à tecnologia e à criatividade. Esta geração enfrenta, pela primeira vez, uma crise econômica, com redução de empregos e um mercado ainda mais competitivo.

Os millennials buscam propósito naquilo que fazem e não se importam de mudar de trabalho sempre que for necessário. Eles assumem mais riscos e acabam sempre aceitando trabalhar em empresas novas ou até mesmo abrem seus próprios negócios.

Já a geração Y é composta pelas pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Nasceram em um período de prosperidade econômica e acompanharam a evolução tecnológica. Na visão profissional, essa geração considera o trabalho uma fonte de satisfação e de aprendizado e buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Dificuldades com a hierarquia
É comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional. Para setores de RH, isso é um verdadeiro desafio, pois os jovens que chegam ao mercado têm pouca predisposição à escuta.