Que remédio tomar para ferida infeccionada?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão. Existem substâncias específicas à base de polihexanida para combater a infecção.

A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

Sintomas de infecção

  1. Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  3. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.
  4. Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
  5. Febre.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

pode sim, não teria problema, amoxicilina serve para combater infecções bacterianas e o anti alergico alivia as coceiras.

Conheça os nomes dos 5 antibióticos mais usados para o tratamento de infecções.

  • Azitromicina. Age impedindo que as bactérias cresçam e se reproduzam, além disso ajuda em sua resultando na sua eliminação. ...
  • Cefalexina. Age destruindo as bactérias que causam a infecção. ...
  • Ciprofloxacino. ...
  • Tetraciclina.
  1. Utilize curativos. O uso de curativos em feridas inflamadas é importante porque evitará as contaminações. ...
  2. Mantenha o local limpo. Um ponto importante para o tratamento de feridas inflamadas é a limpeza adequada do local. ...
  3. Cuide da alimentação e hidratação do corpo. ...
  4. Busque tratamento especializado.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

O abscesso é outra intercorrência a ser considerada. Trata-se da formação provocada pelo acúmulo de pus em qualquer parte do corpo que, na maioria dos casos, provoca inchaço e inflamação nas adjacências. Ocorrem quando uma região do tecido é infectada e o sistema imunológico do corpo reage contra ela.