Que remédio tomar para descer o leite?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Syntocinon® é utilizado para promover a secreção do leite materno. A ocitocina pode ser encontrada em pequenas quantidades no leite materno, não se espera que cause efeitos nocivos, uma vez que é rapidamente inativado pelo sistema digestivo do seu bebê.

A especialista dá algumas dicas que podem aumentar a produção de leite: - Amamentar muitas vezes ao dia: quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. - Fazer massagem na mama; - Fazer compressas mornas; - Repousar sempre que possível.

Uma boa dica que se recebe na maternidade é o uso de Plasil (para náuseas e tonturas) ele pode ajudar também na hora inicial do leite descer e sempre lembrando da prescrição médica.

No caso da camomila, funcho e algodoeiro, uma dessas funções é a ação galactagoga, ou seja, de estímulo à produção de leite materno. Para obter todos os benefícios dessas ervas, consulte o seu nutricionista a dose a ser consumida, assim como a frequência de uso.

Domperidona: 10 mg, 3 vezes ao dia, por 7 a 14 dias. Há evidência de efetividade no uso entre o 2º dia até a 4ª semana após o parto.

A dose mais utilizada para indução da lactação tem sido 10 mg, 3 vezes ao dia2.

A ordenha manual da mama ajuda a amolecer e diminuir a tensão da aréola, e assim facilita a pega do bebê. Se entre as mamadas seu peito estiver muito duro e dolorido, ordenhe um pouco do leite manualmente para facilitar a sucção do bebezinho.

Assim, voltando à questão do leite não descer, a apojadura (que é a fase de transição entre o colostro para o leite maduro), levará alguns dias para acontecer, quando as mamas ficam bastante inchadas e os alvéolos que produzem o leite ficam dilatados.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Paloma explica que, entre o 3º e o 4º dia de vida do bebê, a mãe vai ter um pico de produção de leite, que é conhecido como apojadura — a famosa “descida do leite”. Nesse período, o corpo da mãe começa a se transformar para receber esse leite mais gorduroso.

O leite materno começa a se formar durante a gravidez. Cerca de 24 horas depois do parto, os hormônios progesterona e prolactina colocam as glândulas mamárias em funcionamento. Com a primeira amamentação, a criança dá o sinal de partida definitivo para a produção de leite.

Os primeiros dias: a descida do leite materno
Por volta do terceiro dia após o nascimento do bebê, seu leite materno "desce" e você começa a sentir os seios bem mais firmes e cheios.

SUA GRAVIDEZ
Como evitar a secagem do leite? Normalmente, o leite seca porque a criança não sugou o sei direito ou porque as mamadas foram espaçadas. Certifique-se de que o bebê está sugando o peito corretamente, ou seja, com vontade, e que o intervalo entre cada amamentação seja de, no máximo, três horas.

Apesar de ser um medicamento seguro e com baixo potencial de provocar de efeitos adversos, a domperidona pode estar associada a um risco aumentado de arritmias cardíacas graves, particularmente quando são usadas doses diárias acima de 30 mg ou quando o fármaco é utilizado em pacientes com mais de 60 anos.

Não se recomenda o uso de domperidona durante gravidez e amamentação. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento, ou após o seu término. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista. Informar ao médico se está amamentando.