Que remédio devo tomar para fissura anal?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O médico pode recomendar:

  • Analgésico oral ou tópico;
  • Medicamentos que diminuam a pressão excessiva no músculo do esfíncter anal e melhorem a vascularização local;
  • Administração de laxante, para facilitar a evacuação;
  • Realização de banho de assento com água morna;
  • Adoção de uma dieta rica em fibras;

A fissura anal aguda cicatriza em mais de 90% das vezes apenas com o tratamento clínico. As principais medidas são a ingestão adequada de fibras na dieta (verduras, legumes, frutas e cereais) e de água.

Proctyl é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e sangramento, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão) da região do ânus provocados por afecções anorretais, e como curativo após cirurgias proctológicas.

Hidratar o esfíncter anal com lubrificante neutro, como óleo de coco, aplicado várias vezes ao dia e na hora de deitar-se. A dor pode ser tratada com analgésico por via oral. A menos que a diarreia seja uma causa, medidas para amolecer as fezes e promover evacuações regulares costumam ajudar.

Tomar um comprimido cada 12 horas em caso de dor.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

Tratamento para fissura anal
Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.

“A fissura pode cicatrizar sozinha, mas se a dor e o sangramento persistirem, deve-se procurar o coloproctologista. Principalmente para obter orientação e o diagnóstico correto, pois outras doenças podem apresentar sintomas semelhantes, como hemorroidas e câncer do reto”.

O tratamento consiste em amolecer as fezes, evitar a constipação e praticar uma boa higiene. A maioria das fissuras anais se cura em 6 a 8 semanas. Fissuras contínuas ou crônicas também podem ser tratadas com medicação e pomadas. Raramente é necessária cirurgia para reparar a fissura.

Após conhecer melhor as duas doenças, é possível perceber que a principal diferença entre as hemorroidas e as fissuras está na sua constituição. A primeira é caracterizada por uma dilatação dos vasos, enquanto a segunda por “rachaduras” na região do ânus.

A única alternativa para tratar a fissura é a cirurgia
É possível tratar com pomadas e medidas higiênicas, pois elas ajudam diretamente a cicatrização local. Porém, apenas um especialista pode indicar a pomada ideal para cada caso.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Banhos de assento com água morna são benéficos e auxiliam no tratamento da fissura anal. A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna.

Agora que você sabe o que costuma causar esse problema, vamos entender como aliviar a dor para evacuar.

  1. Melhorar a alimentação. ...
  2. Aumentar a ingestão de água. ...
  3. Respeitar o funcionamento do intestino. ...
  4. Tratar as condições que causam dor.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.