Que remédio Dar Quando o cachorro está com dor de barriga?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Além disso, antibióticos, probióticos, antitérmicos, antiprotozoários ou antiparasitários (vermífugos) poderão ser prescritos como alternativas de remédio para dor de barriga de cachorro, de acordo com o caso.

A dipirona é um medicamento muito comum na caixinha de primeiros socorros de muitas pessoas. Porém, ao notar alguma alteração na saúde do pet, como dermatite em cachorro ou algum indício de que o pet esteja com dor, uma dúvida muito comum entre os tutores de cães é – pode dar dipirona para cachorro? A resposta é sim.

Remédio para dor na barriga
Buscopan: versão tradicional da caixinha verde, traz alívio rápido e prolongado e é indicado para cólicas e dores na barriga leves. Saiba mais sobre Buscopan! Buscopan Gotas: possui a mesma fórmula do Buscopan, mas na versão gotas. Indicado principalmente para crianças e grávidas.

Buscopan® Composto tem se mostrado eficaz na medicina veterinária, no tratamento de todos os estados espasmódicos intensamente dolorosos do trato gastrintestinal, das vias biliares e das vias urinárias. Buscopan® Composto também é eficaz e seguro em casos de gastroenterites de distinta etiologia.

  1. Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  2. Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de camomila.

O principal sintoma da gastroenterite em cães é a diarreia, que se manifesta não apenas pelo amolecimento das fezes, mas pela presença de muco na matéria fecal. O cão também pode passar a defecar em locais não habituais em sua rotina, além de fazer mais esforço que o normal para eliminar o cocô.

O soro ajuda a reidratar o animal, repondo os nutrientes e sais minerais perdidos com a diarreia. Essa é uma das principais causas da desidratação. Neste caso, o tutor pode comprar o soro de farmácia para dar ao cachorro ou fazer um soro caseiro com ingredientes bem acessíveis.

Como identificar um cachorro com dor
Inchaço abdominal, ou seja, barriga inchada e dura; apatia e outros sintomas desagradáveis também indicam que há algo de errado e devem ser levados a sério.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Qual a dosagem correta de dipirona? Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

Sim, é possível dar luftal para cachorro. Apesar de ser uma medicação humana, muitos veterinários o prescrevem para cães.

No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Uma outra opção muito eficiente de probiótico que pode ser comprado em farmácias humanas é o Floratil. Para cães de até 10kg administre 1 flaconete de 100mg, duas vezes ao dia por 5 dias. E para cães maiores que 10kg, administre 1 flaconete de 200mg duas vezes ao dia por 5 dias.

Beber muita água ou água com limão para limpar o estômago; Tomar chás, como de camomila, hortelã, poejo, folhas de álamo; Fazer uma massagem no estômago com óleo; Quando a dor passar, tomar leite ou suco de frutas – exceto fruta cítrica.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

No que diz respeito à cor, fezes alaranjadas, esverdeadas ou acinzentadas podem significar problemas com órgãos como fígado, vesícula biliar ou pâncreas. Casos de diarreia escura são mais graves e podem indicar sangramento.

Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados. O ideal é repartir a comida em 3 ou 4 refeições pequenas e oferecer ao longo do dia para não forçar uma grande quantidade no estômago.