Que remédio caseiro é bom para desgaste no joelho?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Opções naturais

  1. Colocar gelo. Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. ...
  2. Fazer uma massagem. ...
  3. Usar uma joelheira. ...
  4. Drenagem postural. ...
  5. Fazer exercícios.

Chá de gengibre
O gengibre, cientificamente chamado de Zinger officinalis, possui substâncias com ação anti-inflamatória e antioxidante, como o gingerol, chogaol e zingerona, sendo muito úteis para aliviar os sintomas como dor, inchaço e vermelhidão nas articulações.

Sinto dor no joelho, posso fazer caminhada? O desgaste do joelho pode provocar dores ao caminhar. A dor quem sente é o paciente, portanto, se você não sente dor ao caminhar, mas sente dor ao correr, não interrompa sua atividade física.

A artrose do joelho não tem cura, uma vez que o desgaste da cartilagem não é reversível. Porém, isso não significa que os sintomas não possam ser tratados e controlados: com o tratamento adequado, é possível grande melhora clínica. Da mesma forma, a progressão da artrose pode ser controlada com o tratamento.

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

5 principais remédios para artrose

  1. Analgésicos. ...
  2. Anti-inflamatórios. ...
  3. Glucosamina e condroitina. ...
  4. Corticoides. ...
  5. Pomadas.

Algumas opções de pomadas anti-inflamatórias para dor muscular são salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel).

Prática de atividades físicas de impacto, sobrepeso, sedentarismo, esforço repetitivo e deformidades articulares podem estar por trás do desgaste do joelho, quadro que provoca dor e incômodo.

Condroitina. A condroitina também está presente na cartilagem, contribuindo para a hidratação, flexibilidade, elasticidade e proteção do tecido conjuntivo. É indicada para aliviar dores articulares, contribuir para a reconstrução da cartilagem e do líquido sinovial, assim como retardar a degeneração dos tecidos.

Sintomas do desgaste do joelho

  1. Dor.
  2. Inchaço.
  3. Fraqueza muscular.
  4. Sensação de falseio.
  5. Sensação de estalos e barulhos.
  6. Rigidez matinal.
  7. Dificuldade para subir e descer escadas.
  8. Desalinhamento do joelho.

A musculação pode ser indicada, mas é preciso muito cuidado na escolha dos exercícios para que não haja prejuízo maior ao seu joelho. O mais indicado seria que você primeiramente procurasse um fisioterapeuta, que irá avaliar de forma adequada seu quadro e prescrever os exercícios que você poderá fazer.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

8 remédios caseiros para artrose e artrite

  1. Chá de alecrim. ...
  2. Massagem com gengibre e gergelim. ...
  3. Chá de salgueiro-branco. ...
  4. Compressa de aroeira. ...
  5. Chá verde. ...
  6. Chá de garra-do-diabo. ...
  7. Óleo de arnica. ...
  8. Extrato de caroço de abacate.

A vitamina C facilita a produção de uma substância que está presente na composição das cartilagens, que protegem as articulações, além dos ossos e tendões.

A vitamina C em doses baixas como 50 ou 100mg, aumenta a absorção do Colágeno no trato gastrointestinal. Ela aumenta a biodisponibilidade no nosso sangue ou disponibiliza mais colágeno no sangue para teoricamente agir na cartilagem.