Que remédio caseiro dar para cachorro com infecção urinária?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Você pode dar água utilizando uma seringa, já que será difícil fazê-lo beber por conta própria. Outra dica é oferecer suco de laranja. A vitamina C aumenta a acidez da urina e ajudará na expulsão. Não dê em excesso, pois poderá prejudicar o estômago do bichinho.

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.

Entre os medicamentos mais indicados para tratamento de infecção urinária constam os antibióticos. De forma geral, os sintomas somem já nos primeiros dias de tratamento. Contudo, é sempre bom lembrar que é importante tomar o antibiótico prescrito para infecção urinária pelo período indicado pelo médico.

“Dificuldade para urinar, urinar aos poucos ou em locais não habituais, urina com odor ou coloração anormais (mais amarela, turva ou com presença de sangue), febre, falta de apetite e desânimo podem ser os sintomas observados”, explica Alexandre. Embora o problema possa ocorrer em qualquer cão, é mais comum em cadelas.

Os antibióticos para cachorro com infecção podem ser do tipo seletivo, como cefalexina, combatendo apenas algumas bactérias em particular, ou do tipo de amplo espectro, como amoxicilina, que age sobre bactérias diversas.

Diversos tipos de infecções por bactérias são tratadas com uso do antibiótico para cachorro. Eles podem ser apresentados em comprimidos, cápsulas, fórmulas líquidas, injetáveis e até em pomadas. Apenas um médico veterinário está capacitado para prescrever o antibiótico para cachorro correto e sua administração.

Se você tem folhas ou saquinhos de chá Echinacea, essa erva contém fortes propriedades antibióticas e antivirais. Ela pode até mesmo ajudar a aliviar os sintomas da gripe e resfriado naturalmente.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Alguns alimentos à base de cafeína, à base de farinha branca, carnes processadas e bebidas alcoólicas, também podem agravar o quadro de infecção.

Chás medicinais: o chá de urtiga e dente de leão são medicinais e auxiliam na eliminação do ácido úrico, assim como na limpeza dos rins. A cavalinha é uma planta medicinal rica em minerais, que pode ser consumida em forma de chá, fortalecendo todo o organismo e auxiliando em sintomas de dor na bexiga.

Segundo a especialista, pode dar antibiótico humano para cachorro, porém a grande diferença está na dosagem, que pode acabar restringindo o uso de determinado fármaco. “Por vezes, a dosagem indicada para um cachorro é tão pequena que não é possível utilizar o antibiótico encontrado em farmácias convencionais.

Vocalização (uivos, choro ou gritos)
Outro entre os sinais de que o cachorro está com dor pode ser percebido por meio de latidos, uivos, choros ou gritos, uma vez que essa é uma forma do seu pet se comunicar com o seu dono.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.