Que religiões não comem carne na Sexta-Feira Santa?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

Hinduísmo possui princípios vegetarianos que datam de 5000 anos nas escrituras Védicas, que defendem a abstinência de carne pregada aos adeptos.

Para responder se acaso é pecado não se abster de carne na Semana Santa, deve se fazer uma reflexão a partir do dito até aqui. O consumo de carne em si mesmo nada tem de pecaminoso. Contudo, a recusa de nos abster dele pode sê-lo, dependendo do motivo.

Significado da Sexta-feira Santa no espiritismo
Para eles, a ressurreição de Jesus representa a vitória do espírito sobre a morte e uma prova da continuidade da vida após a morte do corpo físico", explica Kélida Marques.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

Além disso, muitos religiosos creem que ao fazer jejum ou se abster de comer carne, a pessoa expressa seu desejo de se afastar dos pecados. Mas em que livro da bíblia está escrito que não pode comer carne na sexta-feira santa e no sábado de aleluia? Está descrito em Levítico 11.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

É uma norma da Igreja Adventista tradicional a proibição a carne de porco, por este animal ser considerado impuro. Também é proibido comer carne de animais sufocados, bem como seu sangue, norma baseada na tradição judaica e na Lei de Moisés do Antigo Testamento.

No entanto, a carne de alguns animais não pode ser consumida, como a de porco, que tem o que chamam de “quizila”, uma energia negativa, razão pela qual o seguidor é proibido de comer a carne, que é então doado a comunidades carentes (LÉO NETO, 2009, p.

Para os adventistas, o consumo de carne não é benéfico para a saúde e, por isso, não deve ser mantido. Eles optam por uma alimentação baseada em cereais integrais, frutas, verduras e oleaginosas, e também rejeitam o tabaco, o álcool e as drogas.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro. Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

Este ritual era praticado pelos Ndembu de Luanda pelo nome de "Nkula", para purificá-los. No Brasil, as Kuras são incisões feitas nos iniciados com o objetivo de proteger-lhes contra doenças, roubos e todos os tipos de negatividades, daí ser chamada de "fechamento de corpo".

Antigamente, a Sexta-Feira Santa era considerada o feriado mais importante dos cristãos protestantes. Hoje há amplo consenso entre as religiões cristãs que a morte de Cristo, em sacrifício pelos pecados da humanidade, está indissociavelmente ligada à Páscoa, ou seja, ao dia de sua ressurreição.

Deve-se evitar qualquer tipo de prazer nesta data. Ou seja, nada de namoro ou sexo na Sexta-Feira Santa.

PODE COMER FRANGO NA SEXTA-FEIRA SANTA? Segundo a tradição cristã, é preciso evitar comer carne vermelha e frango na Sexta-Feira Santa. Algumas pessoas optam por consumir peixe, outras, nenhum tipo de carne.

Durante estes dias, não é aceitável comer cordeiro, frango, vaca, porco, presunto, veado e a maioria das outras carnes. Portanto, para os católicos não pode comer salsicha na semana santa. E apesar das restrições à carne, o peixe ainda é permitido.

E pode comer ovo na Sexta-feira Santa? Para simplificar o entendimento, nada que possa ser considerado como carne pode ser consumido ao longo da quaresma, e principalmente na Sexta-feira Santa. Dessa forma, pode comer ovos, peixes de qualquer espécie, e os frutos do mar em geral na Sexta-feira Santa.