Que rei foi morto por Édipo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Laio

O mito conta a história de Laio, rei de Tebas, que teria sido avisado por um Oráculo sobre seu futuro maldito: ele seria assassinado por seu próprio filho que se casaria com sua mulher, ou seja, a mãe deste.

Outro pastor chega então ao reino e depois de muito relutar esclarece a Édipo a verdade. Jocasta, diante do ocorrido, enforca-se em seu quarto. Édipo ao ver tal cena se cega como meio de punição por ter consumado matrimônio com sua mãe e matado seu pai.

Desfecho da história de Édipo
O povo de Tebas saudou Édipo como seu novo rei, e entregou-lhe Jocasta como esposa. Depois disso, uma violenta peste atingiu a cidade e Édipo foi consultar o oráculo. Ele respondeu que a peste não teria fim, enquanto o assassino de Laio não fosse castigado.

Medusa era uma górgona que possuía duas irmãs imortais, Esteno e Euríale. Era conhecida por sua aparência horrenda, possuindo semelhanças com uma serpente. Transformava em pedra todos os que a olhavam diretamente. Foi morta pelo herói Perseu, que a encontrou dormindo e a decapitou.

Tisâmeno (rei de Tebas)

Significado de Édipo
substantivo masculino [Figurado] Aquele que explica um enígma, que esclarece um ponto escuro.

Laios (o torto, em grego), de acordo com a mitologia grega, é o pai de Óidipous ou Édipo, e filho de Lábdacos, rei de Tebas. Seu pai foi morto por bacantes vingativas pela repressão ao culto a Dionísio. Como Laios ainda era criança, a regência de Tebas foi entregue a Lico.

Também conhecido sob a doutrina psicanalítica freudiana por “Complexo de Édipo Feminino”, consiste no desejo e atração que a criança do sexo feminino sente pela figura paterna.

A MORTE DE THELMA
Thelma (Adriana Esteves) teve uma reviravolta e tanto, e morreu depois de ter uma crise do aneurisma cerebral. Em suas últimas palavras, ela faz um desabafo comovente com Danilo: "Amor de mãe é uma força estranha, meu filho... Eu queria nunca ter errado com você.

Final da 5ª temporada de Elite: Samuel está vivo ou morto? Samuel é dado como morto. Depois de obter o cartão SIM de Mencía, Samuel decide encaminhá-lo à polícia para limpar seu nome do caso. Enquanto isso, Benjamín implora para ele se encontrar para uma conversa antes de entregar o cartão.

O casamento de Jocasta (Vera Fischer) e Laio (Perry Salles) nunca se estabilizou e já terminou, diante do filho que ela perdera e que não consegue esquecer, tendo procurado por ele todo esse tempo.

Níobe foi a rainha de Tebas na Grécia Central, sendo conhecida como neta de Zeus e a mãe de quatorze filhos, sete homens e sete mulheres.

Freud chamou esse processo de Complexo de Édipo, pela analogia com a lenda mitológica grega de Édipo Rei, em que Édipo mata seu pai Laius e se casa com sua mãe Jocasta. No processo edipiano, o menino gradualmente abandona os desejos pela mãe e fortalece laços afetivos com o pai.

Para Freud, o mito de Édipo simboliza e manifesta a atração de caráter sexual que o filho, na primeira infância, sente pela mãe e o desejo de suplantar o pai, ou seja, em toda criança encontram-se presentes estímulos incestuosos.

Do casamento com Hera nasceram seis filhos: Ares (deus da guerra e da violência), Hebe, Hefesto (deus do fogo e dos vulcões), Angelos, Ilítia e Éris. De qualquer forma, Zeus teve diversos casos extraconjugais, e desses envolvimentos uma série de filhos nasceram, sendo que ele possuía dezenas deles.

Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer.