Que recurso foi empregado para indicar quem está falando?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.

gráficos de barras ou setores.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Resposta verificada por especialistas
Os recursos empregados na técnica de uma DESCRIÇÃO --->é uma técnica que descreve algo ou alguém; Usamos os verbos no presente ou no pretérito imperfeito do Indicativo . Na Descrição o Tempo é estático com ações simultâneas e temos o uso de muitos substantivos e adjetivos.

c) Que recurso o autor escolheu para indicar e marcar também visualmente es- sas explicações no texto? A maioria das explicações aparece entre parênteses, e algumas, entre vírgulas. 13 Releia o trecho abaixo, prestando atenção na palavra em destaque.

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual para trazer o leitor para "dentro" da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções distintas.

Balões com curvas pontilhadas expressam sussurro. Balões com linha contínua e ponta em forma de raio indicam uma mensagem (fala) eletrônica. Balões com bordas pontiagudas expressam gritos. Balões com várias pontas indicam a fala simultânea de dois ou mais personagens.

Esses elementos visuais podem ser: tipográficos, gráficos, mapas, ilustrações ou fotos. A função básica da infografia é enriquecer o texto, permitindo que o leitor visualize o assunto em pauta.

acento grave (`): indica a ocorrência de crase; acento circunflexo (^): destaca uma sílaba tônica com som fechado; til (~): indica vogais nasalizadas, como os ditongos ão, ãos, ões e a forma isolada ã.

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.

  • Gráficos de coluna. Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. ...
  • Gráficos em barra. ...
  • Gráficos em pizza. ...
  • Gráficos em linhas. ...
  • Gráfico de áreas. ...
  • Gráfico em rede.

Resposta. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante....

Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar.

Os verbos dicendi são utilizados para nos referirmos ao modo como o nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamento em um diálogo. No diálogo acima, as palavras “perguntou” e “respondeu” são verbos dicendi.

Sendo assim, podemos dizer que os recursos trabalhistas são:

  • Recurso Ordinário;
  • Embargos de Declaração;
  • Agravo de Instrumento;
  • Agravo de petição;
  • Recurso de Revista;
  • Embargos no TST (Embargos de divergência e Embargos infringentes);
  • Agravo Interno ;
  • Recurso Extraordinário.

Além dos embargos de declaração, são cabíveis embargos ao TST, recurso trabalhista que pode ser dividido em: embargos de divergência. embargos infringentes.

Na justiça do trabalho não há apelação. Existem alguns processos que possuem competência originária no TRT. Neste caso, o recurso cabível em face desta decisão é o Recurso Ordinário, no prazo de 8 dias (art. 895, II, da CLT).