Que quer dizer Sarepta?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Etimologia. O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.

Ela foi generosa com o profeta de Deus
Mesmo vivendo em um tempo de dificuldade e principalmente escassez de água, a viúva de Sarepta não nega água a Elias. Isso mostra sua generosidade e o quanto possuía um coração bom. Porque se ela fosse egoísta, jamais daria de beber ao profeta.

E foi ela, e fez conforme a palavra de Elias; e assim ela, e ele, e a sua casa comeram muitos dias” (1 Reis 17:14–15). A panela, que não continha o suficiente para uma última refeição para a família dela, foi multiplicada para permitir que sua família e outras pessoas comessem por muitos dias.

Não sabemos, com certeza, se o servo de Deus, Obadias de I Reis 18, do tempo do profeta Elias, foi o marido da mulher viúva que foi socorrida pelo profeta Eliseu e que, de maneira miraculosa, viu a poderosa intervenção do Senhor em seu favor e em favor de seus filhos (II Rs.

Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra”.

Sarepta era uma cidade fenícia que ficava cerca de treze quilômetros ao sul de Sidom. O significado de Sarepta é discutido entre os estudiosos. Alguns sugerem que a palavra Sarepta tem relação com um verbo acadiano que significa “tingir”. Outros acreditam que essa palavra tem a ver com a ideia de “fundição”.

Considerado um dia de azar e superstição na maioria das culturas anglo-saxônicas, aproveitamos para aprender mais sobre uma das maiores superstições relacionadas ao azeite: “derramar azeite traz azar”, diziam nossos avós, muitas vezes realizando formas estranhas de ex-conjuração e olhando com pesar para o guardanapo ...

Conversação rápida e sem assunto fixo.

A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.

– Deus cuidou de Elias, enviando-o à casa da viúva, que o alimentou e lhe deu um lugar para dormir. – Deus cuidou da viúva, dando sempre o necessário para ela e seu filho sobrevi- verem, e, depois, devolvendo a vida ao seu filho.

A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho. O profeta prometeu que, se ela o dividisse com ele, o alimento não acabaria. A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento.

A viúva foi para a única pessoa que no pensamento poderia ajudá-la: Eliseu. Ela foi a Eliseu porque ele era o profeta de Deus; ele pediria a Deus para ajudá-la.

Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.

Estar muito irritado, com raiva.

Lugar de fundição. É hoje Sarafend – cidade fenícia, entre Tiro e Sidom. Foi residência temporária de Elias (1 Rs 17.9,10 – ob 20 – Lc 4.26).

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.