Que quer dizer mútua?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

substantivo feminino Que se faz a partir da troca de uma coisa por outra; recíproca.

Ajuda mútua é um termo que se refere à construção e continuação de relações sociais onde as pessoas conseguem o que precisam, e ajudam os outros, do lado de fora dos sistemas de poder injustos.

É um relacionamento social voluntário de intimidade. Algumas bases do sentimento de amizade são a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança.

Mútuo é um adjetivo masculino que classifica algo que acontece reciprocamente entre duas ou mais pessoas. Esta palavra tem origem no latim mutuus e significa algo que é recíproco e expressa a ideia de troca ou permuta entre duas partes. Alguns sinônimos de mútuo são: correspondente, mutual, bilateral.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira. De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal.

O que é o interesse mútuo? (O que é um match?)
Quando você clica no ícone do coração, quer dizer que você está enviando um flerte, que você se interessou secretamente por aquela pessoa. Ela não fica sabendo a não ser que ela faça o mesmo no seu perfil.

a cada um em particular; que diz respeito a cada um em separado; pertencente às partes interessadas: Cada um assina a lista ao lado do respectivo nome.

ajuda-mútua - Dicionário Online Priberam de Português.

4 financiamento, patrocínio, subsídio, subvenção, dinheiro, custeio, chancela, achega, achego, aporte, recursos. Exemplo: O governo autorizou o aumento da ajuda dada às famílias carenciadas.

A atitude solidária é a “doação de si e um desprendimento, seja de ordem afetiva/emocional ou material. E uma forma de exercitar a empatia e tentar manter o olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas”, reforça Dayse.

A CONFIANÇA MÚTUA É O ALICERCE DE TODAS AS RELAÇÕES HUMANAS SATISFATÓRIAS. Quando entramos em um relacionamento, a maioria de nós tem duas perguntas básicas sobre as outras pessoas. São elas: "Será que posso confiar em você?", e "Você realmente se importa comigo?".

Os cônjuges que expressam a sua admiração mútua aprendem a viver com as diferenças que os separam, sem invejas nem mágoas. Sem artifícios, elogiam de imediato o comportamento do outro – quer este diga respeito ao papel parental, conjugal, profissional ou social.

Aristóteles distingue três tipos de amizade: as baseadas na utilidade, no prazer e no caráter.

Mútuo –empréstimo de bem consumível, a devolução deve ser na mesma qualidade e quantidade. Exemplo: dinheiro. Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. Exemplo: uma máquina.