Que quer dizer Cordeiro imolado?

Perguntado por: apadilha6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A Páscoa hebraica, memorial da libertação da escravidão do Egipto, previa anualmente o rito da imolação do cordeiro, um cordeiro por família, segundo a prescrição de Moisés. Na sua paixão e morte, Jesus revela-Se como o Cordeiro de Deus «imolado» na cruz para tirar os pecados do mundo.

O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).

Cordeiro de Deus em Latim é “Agnus Dei”, uma expressão da religião cristã que significa: ”Jesus Cristo o salvador da humanidade”.

Morto; sacrificado; diz da vítima do sacrifício.

verbo transitivo direto e bitransitivo Matar ou morrer em sacrifício às divindades: imolar animais em favor de entidades espirituais; imolar cordeiros.

No evangelho de hoje, João 1,29-34 nos apresenta dois tipos de batismo: o batismo com água, ministrado por João, e a nova forma de batismo que foi instituída por Jesus.

Substantivo1Editar

SingularPlural
Masculinocordeirocordeiros
Femininocordeiracordeiras
Comum aos dois géneros/gêneros

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. São Tomaz nos explica a diferença. Inspirado em Aristóteles ele explica que a realidade é composta por duas coisas: Substância e acidente. A substância é aquilo que é uma coisa na sua realidade mais profunda.

Leão de Judá é uma expressão bíblica que serve como metáfora para representar a figura de Jesus Cristo, o Messias prometido nas Escrituras Sagradas do cristianismo e judaísmo.

29 E aconteceu, à meia noite, que o Senhor amatou todos os bprimogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.

O cordeiro é caracterizado pelo seu corpo de caráter robusto e conta com uma cabeça arredondada; além disso, suas orelhas são menores que as do cabritos. Pelo fato de os cordeiros serem de maior porte e com ossos mais largos, os corte da carne é feito em maior proporção.

A principal diferença entre o carneiro e o cordeiro é que o carneiro é um animal adulto, já o cordeiro é jovem, com no máximo um ano. Quando o objetivo da ovinocultura é o corte, a preferência é para o cordeiro.

O cordeiro foi o animal que Moisés sacrificou para agradecer à Deus pela libertação do povo hebraico. O animal é o símbolo da aliança entre Deus e os hebreus. O sacrifício do cordeiro celebra a libertação da escravidão no Egito. Dai-nos a paz, a vossa paz!”

Sacrifício voluntário de si próprio.

A palavra expiar significa purificar, pagar pelos pecados. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos nos purificar para nos reconciliarmos com o nosso Pai Celestial. (Ver Romanos 5:10–11; 2 Néfi 25:23; Jacó 4:11.)