Que que significa TMB?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.

Se você é levemente ativo (exercício leve 1 a 3 dias por semana), multiplique a TMB por 1,375. Se você é moderadamente ativo (pratica esportes 3 a 5 dias por semana), multiplique a TMB por 1,55. Se você é muito ativo (exercícios intensos de 5 a 6 dias por semana), multiplique a TMB por 1,725.

TMB (homens) = (10 x peso em kg) + (6,25 x altura em cm) - (5 x idade em anos) + 5. O mesmo homem citado acima aqui apareceria com uma TMB de 2.088,75 calorias mínimas diárias para "funcionar" perfeitamente.

Como “acelerar” o metabolismo basal

  • Pratique atividade física regularmente. De acordo com o personal, existem várias estratégias que ajudam a alterar o metabolismo basal. ...
  • Mantenha uma alimentação equilibrada. ...
  • Durma bem. ...
  • Maneire no álcool. ...
  • Reduza o estresse. ...
  • Coma devagar e com atenção.

Como saber se o meu metabolismo é acelerado ou lento

  1. facilidade para perder peso;
  2. dificuldades para engordar;
  3. nervosismo;
  4. hiperatividade;
  5. frequência cardíaca mais acelerada;
  6. temperatura corporal alta.
  7. aumento da transpiração;
  8. dificuldade para dormir.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Metabolismo acelerado

  • suor excessivo;
  • aumento de batimentos cardíacos;
  • sensação de calor;
  • facilidade para perder peso.

Coma mais e a TMB aumenta. Coma menos e a TMB diminui. Nos dois casos, esse efeito tende a manter os níveis de gordura corporal. Na biologia, essa poderosa tendência para manter o status quo através de alças de resposta (feedback) é chamada homeostase.

Para emagrecer, normalmente é recomendado reduzir entre 250 a 1000 calorias diariamente da dieta ao gasto calórico total. O valor de calorias que se retira varia de acordo com o peso atual, o peso desejado, o sexo, a idade, a altura, o tempo da dieta e a energia gasta nas atividades ao longo do dia.

Para saber quantas calorias uma mulher de 30 anos, com 60 Kg que trabalha sentada e que não pratica atividade física, precisa ingerir por dia, a calculadora faz os seguintes cálculos: Gasto energético basal: (14,818 x Peso) + 486,6 = 1375,68 calorias. Gasto calórico total: 1375, 68 calorias x fator de atividade (1,55).

A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.

Chás que aceleram o metabolismo

  • Chá verde. O queridinho de quem está pensando em fazer, ou já faz dieta, o chá verde ajuda a emagrecer e também acelera o metabolismo. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de canela. ...
  • Chá de gengibre + canela. ...
  • Chá verde com canela. ...
  • Chá de gengibre com abacaxi.

Alimentos que atrasam o metabolismo: temperos em pó e macarrão instantâneo. À primeira vista, o item não parece tão ruim assim. Mas é preciso lembrar que ele é composto basicamente de conservantes, farinha branca e gordura vegetal — o que o torna calórico e com baixíssimas quantidades de vitaminas, minerais e fibras.

Já quem possui metabolismo acelerado tem mais disposição, vai mais vezes ao banheiro, transpira mais, possui maior frequência cardíaca, sente mais fome e apresenta facilidade para acumular gordura visceral – na região abdominal.

Os principais sintomas que indicam um metabolismo lento são: Dificuldade em emagrecer e ganho rápido de peso: quando o metabolismo não está funcionando adequadamente o organismo passa a gastar menos energia. Com isso, as calorias que deveriam se transformar em energia para o corpo passam a ser acumuladas.

Assim sendo, quem possui o metabolismo lento demonstra dificuldades em digerir alimentos, e isso faz com que o corpo leve bem mais tempo para receber os nutrientes necessários para manter o organismo ativo, e por isso demora mais também para transformar as calorias ingeridas em energia.

Normalmente, pessoas com um metabolismo mais lento têm dificuldade para digerir o alimento. Com isso, faz com que o corpo leve mais tempo para receber os nutrientes necessários e demore mais para transformar as calorias ingeridas em energia. Dessa forma, o resultado pode ser o acúmulo de gorduras.

Os medicamentos à base de difenidramina possuem um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (metabolismo), e a queima de calorias, o que leva ao ganho de peso. Insulina, sulfoniluréias, tiazolidinedionas.

Quando a ansiedade ou o estresse disparam a resposta de "lutar ou fugir" do seu corpo, mais cortisol começa a circular, atrapalhando seu metabolismo e causando um aumento no apetite e desejo por alimentos doces, com alto teor de gordura e salgados.