Que que significa meia?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

substantivo feminino Tecido de malha para cobrir o pé e parte da perna.

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.

Em suma, em Portugal, muitas pessoas compreenderão o que um cidadão brasileiro quer dizer com meia (dúzia) em lugar de seis. Para evitar equívocos, também é possível a qualquer falante de português adotar certos usos de uma variedade não materna.

Quanto à parte que cobria os pés, ela passou a ser chamada de “meia”, pois antes era uma parte da calça. Claro que não chegava a ser metade dela, mas vamos deixar isso para lá. “Seis”: para evitar a confusão entre as pronúncias de seis e três se passou a usar meia dúzia, logo encurtado para meia.

O termo “meia” é a abreviação de “meia dúzia” . Metade de 12, seis, logo, meia dúzia.

Meia-atacante, Meia Ofensivo ou Médio Ofensivo (no Brasil)
Ao contrário dos armadores, cuja função principal é criação, o meia-atacante divide entre criação e ataque com mais efetividade, uma vez que atuam mais próximos aos atacantes. Também costumam receber a camisa 10.

O meia de ligação como o próprio nome diz, é o jogador que atua na região central do campo fazendo a ligação entre defesa e ataque, os jogadores que atuam nesta posição tem duas funções, organizar e armar o time quando ele está com a bola e marcar e cobrir espaços no meio campo quando o time está sem a bola.

Atacante

É abusiva a taxa de juros remuneratórios fixada uma vez e meia (50%) acima da taxa média de mercado, conforme posicionamento externado pelo STJ, no julgamento do REsp.

SIGNIFICA A fração 1/2 meio de um, como você disse é “meio” ,POIS EQUIVALE A MEIO DE UM .

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
coloq Diz-se de qualquer ação feita às pressas, sem nenhum cuidado, displicente, incompleta, malfeita. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : meias-bocas . ETIMOLOGIA voc comp.

Segundo Marcelo Duarte, em seu "Livro das Invenções" (Cia. das Letras), as primeiras meias foram utilizadas pelas mulheres gregas por volta de 600 a.C. As "sykhos", como eram chamadas, pareciam com um sapato baixo, como uma sandália, que cobria os dedos e o calcanhar.

Para falarmos dos respectivos diminutivos, neste e na maioria dos casos, temos de considerar a forma de singular, meia e banho, porque é a estas que se associam os sufixos de diminutivo. Assim: Diminutivos de meia: meiinha, meiita, meiazinha, meizita, meiazota e, depreciativamente, meiazeca.

Ao telefone, não visualizamos o movimento dos lábios e fica mais fácil confundir três e seis. A fim de evitar que o número seis fosse confundido com o três em uma conversa, passamos a usar o "meia-dúzia", que logo foi reduzido a "meia".