Que que a pessoa sente quando está com pneumonia?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Em casos em que há pneumonia ou outras complicações pulmonares, há sintomas como emagrecimento, febre, tosse com catarro, tosse com sangue, sibilância (chiado), falta de ar e também dor no peito.

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões, desencadeando problemas como tosse, produção de muco, falta de ar e dores no tórax, as quais podem ser intensificadas com uma respiração profunda. Além disso, a pneumonia provoca febre alta, calafrios, alterações na pressão arterial, perda de apetite, mal-estar e fraqueza.

São eles:

  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares. ...
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença. ...
  3. Pneumonia química. ...
  4. Pneumonia fúngica.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Se tiver com sintomas de pneumonia, limite o contato muito próximo com outras pessoas. Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Vacine-se. As vacinas contra a gripe e as antipneumocócicas atuam na prevenção de vários causadores da pneumonia.

Pneumonia Bacteriana
Os principais sintomas são: Tosse com muito catarro. Febre alta, acima de 39°C. Dificuldade para respirar.

Como é a dor no pulmão (dor torácica)?
Infecções respiratórias que acometem a pleura podem gerar dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar ou piora da dor ao inspirar profundamente ou espirrar.

Ela se diferencia da dor muscular que aparece depois do estiramento de algum músculo da caixa torácica e piora diante de certos movimentos, ao apertar a região onde o paciente sente a dor ou até mesmo ao respirar fundo. A dor na coluna vertebral também tem relação com a movimentação do tronco e melhora com repouso".

É percebida no meio do peito, costas ou no pescoço, podendo irradiar até para os braços, com duração entre 1 e 5 minutos. Outra dor característica é a da pneumonia, reconhecida por ser localizada, sentida em apenas um dos lados do peito (unilateral) e que aumenta diante de tosse e respiração.

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

Importante destacar ainda que os casos mais graves de pneumonia podem produzir catarro com sangue, o que indica uma lesão mais séria e demanda encaminhamento ao pronto-socorro com urgência. No geral, os sintomas também apresentam variação de acordo com o que causa a pneumonia e extensão geral do quadro infeccioso.

Os principais sintomas são: febre, calafrios, tosse, dor no peito, dor no tórax e respiração rápida e curta. Em casos mais graves o paciente pode apresentar cianose, aumento da frequência cardíaca, pressão baixa e confusão mental.

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.