Que promessa Deus faz a Israel em Jeremias 30?

Perguntado por: imorgado3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Jeremias 30:9—A Qual Rei Davi o Povo Iria Servir? Esse “Davi” se refere ao Messias e Rei que Deus prometeu que seria descendente de Davi. A promessa foi cumprida na vinda de Jesus Cristo e será cumprida novamente na Segunda Vinda.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Clama a mim, e […] anunciar-te-ei coisas grandes e firmes (insondáveis). O convite aqui é para Jeremias, mas ele representa todos os servos de Deus. O versículo ressalta a oração como uma das maiores atividades através da qual Deus revela a verdade espiritual ao homem.

Jeremias
Jeremias se sentia muito triste e desejava não ter nascido. Mas Jeremias nunca desistiu. Ele recebeu mensagens muito duras mas nunca se esqueceu que Deus também prometeu a salvação. Mesmo quando os problemas não parecem acabar, você tem a promessa da salvação.

Jeremias é jogado em poço após pedido de Fassur ao rei.

Essa casa tinha sido transformada em prisão. Aí me puseram numa cela cavada na terra, e eu fiquei ali muito tempo. Depois, o rei Zedequias mandou me buscar. Quando cheguei ao palácio, ele me perguntou em segredo: — Jeremias, você recebeu alguma mensagem de Deus, o SENHOR?

Quando e Onde Ele Foi Escrito? Jeremias começou seu ministério em 626 a.C., o 13º ano do reinado do rei Josias (ver Jeremias 1:1–2), e continuou a pregar até depois da queda de Jerusalém em aproximadamente 586 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

A 1º Desculpa: Jeremias teve medo (relutou)
É natural sentirmos medo. O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

Qual é a diferença entre oração e o clamor? Oração é aquela de 4 a 5 minutos quando vamos deitar, vamos trabalhar, etc. O clamor é insistir, clamar é acreditar nas promessas maravilhosas que Deus fez, clamar é orar sem controlar o tempo, clamar é entrar em profundidade.

“Mas quando digo: Não quero ser mensageiro do Senhor e não falarei mais do seu nome” [TI]. “Mas se digo: Esqueça, não vou mais falar nada que venha do Eterno! As palavras queimam como um fogo no meu coração e incendeiam meus ossos. Estou exausto, tentando segurá-las dentro de mim.

2º O poder do clamor na persistência
A perseverança em meio ao clamor é habilidade de permanecer na prática, manter na constância, manter naquilo que acredita. Às vezes, as pessoas em sua volta e as circunstâncias querem te neutralizar e parar, mas não cesse em clamar.

Quem escreveu esse livro? O livro de Lamentações foi escrito por Jeremias (ver “Guia para Estudo das Escrituras”, “Lamentações, Livro de”). Lamentações contém as reações de pesar pela destruição de Jerusalém e do templo cerca de 586 a.C., que ocorreu durante a época de Jeremias.

Como diz Jeremias 17 9, seu coração é enganoso e para ele deixar de enganá-lo faça de tudo para ter um ambiente e pessoas que te influenciem a isso.

Jeremias 36. Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

Jeremias 7:3–4—”O Templo do Senhor”
Jeremias não disse às pessoas que o templo não era importante. O povo achava que por adorarem no templo eles estavam justificados perante Deus, não importando o que fizessem.

Jeremias 38. Os governantes lançam Jeremias em uma cisterna lamacenta — Ele é libertado por Ebede-Meleque, um etíope, e colocado no átrio da guarda — Jeremias aconselha Zedequias a respeito da guerra.

Baruque levou o rolo ao templo e leu para o público as palavras de Jeremias. Ele fez a leitura na sala de reuniões de Gemarias, filho de Safã, o secretário real, que ficava no pátio superior, perto da Porta Nova do templo.