Que profeta foi jogado para fora do navio?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Os homens não queriam jogar Jonas ao mar. Eles tentaram levar o navio para a terra, mas a tempestade estava muito forte. Por fim, Jonas foi lançado ao mar.

Jonas

Jonas sabia que Deus havia mandado a tempestade porque ele fugiu. Ele disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para que a tempestade parasse. Deus enviou uma baleia para salvar Jonas. Ele ficou na barriga do animal por três dias.

O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.

Os homens não queriam jogar Jonas ao mar. Eles tentaram levar o navio para a terra, mas a tempestade estava muito forte. Por fim, Jonas foi lançado ao mar. A tempestade parou, mas então Jonas foi engolido por um peixe.

Uns pensam que era o leviatã de Jó 41:1, ou alguma espécie extinta de cachalote. Mas, especular sobre isso é irrelevante para a história. O que é importante saber é que Jonas não foi apenas engolido, como permaneceu vivo “por três dias e três noites” no ventre do peixe.

Após Corá e seus seguidores questionarem Deus sobre a liderança de Moisés, a terra se abre e engole todos os hebreus rebeldes.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo. Jonas 1:3–7—Jonas foge em um navio, é jogado ao mar e é engolido por um grande peixe. Jonas 2:1–2, 10—Jonas ora ao Senhor e é vomitado em terra seca pelo peixe.

2 – No cristianismo, o barco ou mesmo a nave é um símbolo muito importante pois representa a Igreja de Cristo. Estamos navegando neste barco o barco de Jesus. 3 – O Mastro deste barco é simbolizado em uma forma de grande cruz par demonstrar que o senhorio do mundo e a segurança do barco é Cristo e sua Igreja.

Então Jesus disse a Pedro que fosse ao Seu encontro. Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas na direção do Salvador. Como o vento estava soprando muito forte, Pedro ficou com medo. Ele começou a afundar e gritou para que Jesus o salvasse.

Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

Simão, o Cireneu.

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.

Falou que não queria pregar ao povo exatamente por este motivo, pois poderiam aceitar a palavra para serem salvos. Jonas não entendia que a mesma misericórdia que o salvou do ventre da baleia também deveria salvar os ninivitas da ira de Deus.

No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo. Ao invés de fazer o que Deus mandou, Jonas foi para Társis. Então, aqui temos dois agravantes, a desobediência e a teimosia.

A travessia do Mar Vermelho e outras passagens dos Dez Mandamentos que a ciência explica. Uma das principais figuras religiosas do mundo, o profeta Moisés e sua história fundamentam há séculos a fé de bilhões de pessoas – e intrigam cientistas em igual medida.

Jonas 1:4-17 NAA. Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e levantou-se uma tempestade tão violenta, que parecia que o navio estava a ponto de se despedaçar. Então os marinheiros ficaram com medo e clamavam cada um ao seu deus. Lançaram no mar a carga que estava no navio, para que ele ficasse mais leve.

Consta que Jesus estava dormindo num barco junto com seus discípulos, e de repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus continuavam dormindo. Nesta hora, os discípulos foram acordá-lo, pedindo ajuda para que não morressem.

três dias

O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia. (Livro de Jonas).

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).