Que pretendiam os modernistas em suas obras de arte?

Perguntado por: usoares8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.

Caracterizado pelo desejo de renovar a inteligência e as artes nacionais, o Modernismo no Brasil rompeu com toda a tradição estética proposta até então. O Modernismo no Brasil aconteceu por influência de tendências estéticas europeias que acarretaram uma nova percepção da arte no século XX.

Essa escola artística buscava romper com o tradicionalismo por meio da liberdade estética, da experimentação constante e, principalmente, pela independência cultural do país.

Na literatura brasileira, os autores da primeira fase do Modernismo no Brasil exploraram o nacionalismo, a ironia, o humor e a paródia. As estratégias eram aplicadas em textos que geralmente abordavam fatos e histórias do cotidiano do nosso povo.

Os artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna tinham como principal objetivo revolucionar a arte brasileira. Para isso, eles buscaram chocar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e que seguia padrões tradicionais europeus.

Características da arte moderna no Brasil
promoção dos temas do cotidiano; uso de novos elementos e técnicas diferentes, como colagens; o prestígio da criação em detrimento da obra; o desapego às regras formais da literatura (como a ausência de pontuação);

Essa escola revolucionou a literatura brasileira por questionar toda a forma de produção artística pré-existente. Suas principais características incluíam nacionalismo, liberdade de forma e tema e crítica social. Foi contra o parnasianismo e a colocação de regras na arte.

Isso aconteceu porque os artistas modernistas tinham como objetivo criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, libertando-se de normas acadêmicas europeias, destacando as cores e os temas nacionais.

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

Suas principais obras da 1ª fase do modernismo foram: Os Condenados (1922); Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Manifesto Pau-Brasil (1925);

Na verdade, ela engloba diferentes expressões criativas, como a grafitagem, videoarte, minimalismo e arte eletrônica. Hoje a arte é muito mais conceitual do que representativa. Mas o que isso quer dizer? Enquanto a arte moderna quebra as regras formais de expressão criativa, a arte contemporânea busca algo a mais.

Nesse contexto, a arte pós-moderna surge para questionar os valores individualistas e refletir todo esse momento social. A Pop Art passa assim a ironizar a sociedade de consumo e a Arte Conceitual passa a conversar com os vazios e incertezas sociais.

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil.

A Semana de Arte Moderna aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Música, poesia, pintura, dança, entre outros foram apresentados durante o período. Apesar de inspirações europeias, a proposta foi explorar a brasilidade e valorizar o território nacional como berço de inspiração cultural.

A arte moderna seria o primeiro período artístico que abrangeria novas formas de se fazer arte, como a fotografia e o cinema, que surgiram durante a Revolução Industrial. A Modernidade foi um período de transformações vertiginosas e caóticas, que ficou marcada pela efemeridade e sensação de fragmentação da realidade.

As vanguardas europeias foram as principais fontes de inspiração dos artistas dessa fase. Nesse momento é comum perceber a influência do cubismo, do futurismo e do surrealismo. Na Fase do Modernismo que vai de 1930 a 1945, também conhecida como a fase da Consolidação, tem como predominância a prosa de ficção.