Que povos formaram Florianópolis?

Perguntado por: imarques9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A fundação da cidade ocorreu no contexto do processo de colonização do território brasileiro pelos invasores portugueses. Os açorianos estão entre os principais povos que contribuíram para o desenvolvimento da capital catarinense.

A história de Santa Catarina se inicia ainda no século XVI, com a vinda dos portugueses e espanhóis para a costa brasileira. A região que atualmente conhecemos como Santa Catarina era povoada pelos índios carijós, uma tribo do grupo indígena tupi-guarani.

Os índios Carijós da nação Tupi-guarani foram os primeiros habitantes da região de Florianópolis. Os traços de sua presença são constatados através de sítios arqueológicos e sambaquis com registros de até 4.000 anos. Os índios chamavam o local de Meiembipe ou montanha ao longo do canal.

A ocupação da ilha ocorreu no contexto do processo de colonização brasileiro. A área foi invadida pelos portugueses, que, no ano de 1673, fundaram oficialmente a cidade de Florianópolis. Além dos colonizadores, a cidade recebeu ainda muitos imigrantes após esse período, com destaque para os açorianos.

Meiembipe, ou "lugar acima do rio" e Yurerê-Mirim, ou "bem pequena", eram denominações que os Carijós usavam para chamar sua terra.

A vitória dos federais aconteceu quando o marechal Floriano Peixoto era o presidente da República. Assim, em 1894, o nome de Desterro foi mudado para Florianópolis, que significa "cidade de Floriano", em homenagem a ele. A cidade continuou a crescer.

Os imigrantes alemães chegaram na região em 1829 e os italianos em 1877, onde instalaram diversas colônias. A primeira colônia européia em Santa Catarina foi instalada em São Pedro de Alcântara em 1829. Eram 523 colonos católicos vindos de Bremem, Alemanha.

Povoado de Nossa Senhora do Desterro

Originalmente batizado de Povoado de Nossa Senhora do Desterro, o centro da capital catarinense foi fundado em 1675. Ele é tido como o bairro principal e mais antigo da cidade de Florianópolis.

Evidências arqueológicas indicam que os Kaingang e Xokleng teriam ocupado primeiro o estado com posterior ocupação Guarani, significando que não são territórios exclusivos. (SCHMITZ, 2011, passim). Sendo assim, não é adequado falar em povos indígenas 'de' Santa Catarina, mas em povos indígenas 'em' Santa Catarina.

Santa Catarina possui três etnias indígenas, os Kaingang, os Xokleng e os Guarani, divididos em várias aldeias, além dos chamados "desaldeados", ou que não vivem mais em comunidade.

Os pioneiros imigrantes italianos, que viriam colonizar e desenvolver terras brasileiras, aportaram em março de 1836 na baía norte da Ilha de Santa Catarina, no porto do Desterro (hoje Florianópolis), transportados pelo navio Correio.

A Ilha de Florianópolis é comumente conhecida como a Ilha da Magia, o que desperta a curiosidade de muitas pessoas sobre qual é a origem ou significado desse nome.

A beleza de Florianópolis é, de fato, mágica. Mas não é por conta disso que a ilha tem esse apelido. Muito além das praias paradisíacas e vistas deslumbrantes, a Ilha da Magia é chamada assim devido às lendas e ao misticismo que a cerca.

Florianópolis é o terceiro nome da cidade, batizada pelo fundador, Dias Velho, como Nossa Senhora do Desterro, mãe daqueles que precisam deixar a pátria de origem. Depois, passou a ser só Desterro.

Os primeiros colonizadores, conhecidos como portugueses dos açores, ocuparam o local onde pescavam e cultivavam o solo, incentivados pela Coroa Portuguesa. Houve uma grande modificação nos usos e costumes da vila, maior desenvolvimento da agricultura e dos moinhos de farinha de mandioca.

No século XIX, em 24 de fevereiro de 1823, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais.

Florianópolis não passava de um povoado com 27 casas. O nome da localidade era Nossa Senhora do Desterro; a elevação à condição de freguesia aconteceu em 1714 e à categoria de vila em 1726. Nessa época, alguns paulistas tiveram autorização para ocupar o estado. Contudo, na Ilha, a preocupação permanecia insignificante.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

A história de Florianópolis começa em aproximadamente 4.800 A.C., data dos registros mais antigos encontrados nos sítios arqueológicos da cidade. Até o século XVI, os tupis-guaranis eram os habitantes da região.

Florianópolis, 22.03.2023 - A capital de Santa Catarina completa nesta quinta-feira, 23, 350 anos da sua fundação.

“Jurerê” deriva da palavra dos carijós, “Y-Jurerê Mirim”, que significa “pequena boca d'água”. O nome era usado para se referir ao canal que separa a ilha de Florianópolis do continente e que acabou sendo adotado como o nome do bairro onde fica a praia.