Que povos da antiguidade criou os primeiros mapas?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.

Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham.

O mais antigo registrado, o Imago Mundi babilônico, data do século 6 a.C. Conheça outras informações sobre qual é a origem dos mapas e a importância deles para a humanidade.

cifrar o mapa mais antigo do mundo. O pequeno pedaço de pedra, de 17 centímetros por 12 centímetros foi encontrado, em 1993, em uma caverna em Abauntz, na região espanhola de Navarra. Acredita-se que essa seja a primeira representação humana de uma paisagem. O mapa foi feito há de 14.000 anos.

O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates.

O mais antigo mapa-múndi conhecido é uma placa de argila de apenas sete centímetros, produzida pelos babilônios por volta de 2.300 a.C.. A representação da Terra nada mais era do que um rio, provavelmente o Eufrates, cercado por montanhas.

Entre os povos antigos, os gregos foram os que mais se destacaram na cartografia.

Giovanni Battista Ramusio

Publicado em 1556, mapa de Giovanni Battista Ramusio é rico em detalhes e rompe com alguns sensos comuns sobre as primeiras décadas do processo de colonização do Brasil. Giovanni Battista Ramusio, Delle Navigationi et Viaggi (1556).

Os primeiros mapas eram feitos de madeira ou argila (esculpidos ou pintados) — também podiam ser desenhados sobre a pele de animais ou paredes rochosas. Com a invenção do papel, por volta do ano 100, eles passaram a se feitos em folhas de papel (obtidas, no começo, a partir de plantas).

Os primeiros mapas surgiram antes da mesmo das primeiras escritas, eles surgiram nas primeiras civilizações da Grécia, Mesopotâmia, Egito e China, eles eram utilizados para representar os locais por onde estas civilizações passaram ou onde encontraram recursos.

Durante a Idade Média, a igreja católica exerceu grande influência. O tipo preferido de representação cartográfica foi a imagem do Mundo em mapas-múndi circulares, chamados Mapa da roda ou Mapa T-O, representados na concepção tripartite, Ásia, Europa e África.

No século 4 a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular. Esse serviu de base para todos os outros que vieram depois dele. A projeção se limitava apenas às terras conhecidas e habitadas naquele tempo.

O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates. Palavras-chave: Babilônia.

Considerado o pai da Cartografia moderna, Mercator nasceu em 1512 em território flamengo, cursou Geografia, Geometria e Astronomia, sendo, segundo os historiadores, um exímio cartógrafo, tendo desenvolvido estudos importantes que o levaram à elaboração de mapas de inestimável valor e uso prático.

O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507, praticamente 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano, e foi criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522).

Continuar lendo Quem estuda os mapas?