Que povo guerreiro provocou a primeira diáspora grega?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Assim, com a invasão do povo dórico ocorreu a Primeira Diáspora Grega, que foi um processo migratório, ocorrido por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia Antiga, resultando na dispersão dos povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Com o crescimento das cidades e a incessante falta de terras férteis para o cultivo, iniciou-se a expansão grega para outras regiões mais afastadas.

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

As razões para a colonização tinham a ver com a explosão demográfica desse período, o desenvolvimento do empório, a necessidade de um suprimento seguro de matérias-primas, mas também com as políticas emergentes do período que levaram setores da população ao exílio.

e) A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou, inclusive, as ilhas do mar Egeu.

A dispersão dos hebreus inicia-se a partir de dois momentos históricos. Em 586 a.C., ocorre a primeira deportação dos hebreus para a Babilônia. Em seguida, em 70 d.C., acontece a segunda deportação. Agora, para várias partes do mundo.

O termo diáspora tem a ver com dispersão e refere-se ao deslocamento, forçado ou não, de um povo pelo mundo. Foi largamente utilizado para nomear os processos de 'dispersão' dos judeus entre os séculos 6 a.C (cativeiro na Babilônia) e o século XX (perseguições na Europa).

Com a criação do Estado de Israel, em 1948, termina a diáspora de quase 2 mil anos para o povo judeu.

Homérico (XII – VIII a.C.)
A migração em busca de melhores condições de sobrevivência provocaria a segunda diáspora grega, que desta vez atingiu áreas próximas à península Itálica e ao mar Negro.

Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos.

Eram os aqueus, povos de origem indo-européia.

Atenas

Polis Grega
Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.

Eles se formaram a partir de inúmeras invasões que tiveram início no século XX a.C. Os primeiros invasores foram o Jônios, quatro séculos mais tarde os Aqueus e os Eólios chegaram também a região formando assim o povo grego. Portanto, disputas entre os Dórios, Jônios, Aqueus e Eólios formaram o povo grego.

A partir do séc. VIII, os Gregos expandiram-se pelo Mediterrâneo. O aumento progressivo da população e poucos alimentos foram as principais razões da expansão Grega. Visto isso, os Gregos viram-se obrigados a procurar terrenos mais férteis, novos mercados e melhores condições de vida.

Aqueus ou Civilização Micênica foram povos antigos que ocuparam o Peloponeso e construíram cidades protegidas por muralhas. Com origem indo-europeia, eram povos nômades que buscavam terras férteis.

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

Diversas transformações no âmbito da cultura grega contribuíram para o surgimento do pensamento filosófico, tais como: a redescoberta da escrita, o surgimento da moeda, a formulação da lei escrita, a consolidação da democracia, entre outras.