Que Pomba Gira usa vermelho?

Perguntado por: edomingues4 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Leão: Pomba Gira Rosa Vermelha, ajuda as (os) leoninas (os) a terem maior controle de suas emoções e tomem as melhores decisões em todos os aspectos de sua vida.

Deve-se presentear Pombagira com coisas que ela usa no terreiro, quando incorporada: tecidos sedosos para suas roupas, nas cores vermelho e preto, perfumes, jóias e bijuterias, champanhe e outras bebidas, cigarro, cigarrilha e piteiras, rosas vermelhas abertas (nunca botões), além das oferendas de obrigação - os ...

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Quem carrega Maria Padilha sabe que inimigo nenhum fica no caminho. Ela arrasta, destrói e desgasta. Maria Padilha tem um jeito sútil e meigo de falar, mais uma força gigantesca para defender os seus.

Seus símbolos são o pássaro, o tridente, a lua, o sol, a chave e o coração. Sua guia, geralmente, é composta de contas pretas e vermelhas. O preto representa as trevas, o vermelho a guerra. Gosta de ornamentos em joias, cosméticos e espelhos.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

Quem pesquisou esta história, como a professora e escritora Marlyse Meyer (1993), conta que existiu uma Maria Padilla que foi coroada, no século XIV, Rainha de Castela - reino da atual Espanha. Só que ela tinha morrido há noves meses.

pomba-gira é uma entidade do panteão umbandista com todas as suas atribuições míticas e rituais, mas que se configura principalmente como “objeto” de estudo.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Rainha do Cabaré: É uma entidade muito carismática e apreciada pelo povo de umbanda, pois adora trabalhar quando esta na terra e suas médiuns são sempre pessoas alegres e de aparência muito jovem. Ela trabalha para amor, união,concursos e tudo o que for a respeito de progresso material!

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

Características da Pomba Gira Dama da Noite. A rainha da noite é uma espécie de informante e por isso está presente em todos os lugares. Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança.

Pombagira Maria Mulambo
É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia).

Trabalha com os Exus da Linha das Almas, e é uma das grandes associadas do Exu Tranca Ruas das Almas.

Poderosa em seus feitiços de amor, dentro de terreiros Maria Padilha comanda os feitiços e consola aqueles que perderam um grande amor. Adora presentes como cidra ou rosas vermelhas, pois é uma apreciadora da beleza.

Casada com o empresário Brenno Souza Meneguel, de 34 anos, e mãe de Manoel, de 9 anos (ela adotou o menino quando ele era bebê), Maria, de 61, derrete-se ao falar sobre o filho.