Que pomada usar para tricomoníase?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas. Tratar sempre os parceiros. Evitar contato sexual durante o tratamento. A taxa de cura é alta.

A tricomoníase é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Portanto, a forma de contágio desta doença corre através das relações sexuais (passa ou “pega-se” com as relações sexuais).

Não arde mais ao urinar, e o fedor do corrimento diminuiu 99%, mas o 1% me incomoda e me deixa com medo. Se você e o companheiro fizeram o tratamento correto provavelmente estão curados. Se persiste algum sintoma ainda deve sim ser analisado em consulta ginecológica!

A vaginite por Trichomonas (tricomoníase) é uma infecção vaginal causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A vaginite por Trichomonas costuma ser transmitida sexualmente. Ela pode causar um corrimento verde ou amarelo, que pode ser abundante, ter odor fétido e ser acompanhado de coceira ou irritação.

A tricomoníase pode ficar inativa no corpo do paciente por meses sem apresentar sintomas, além de ser uma infecção assintomática, sendo assim a pessoa infectada não apresenta sintomas, dificultando a identificação e o tratamento.

Como tomar Fluconazol? O tempo de tratamento adequado deverá ser decisão do seu médico. A posologia recomendada na bula do medicamento é a seguinte: Dermatomicoses: 1 dose oral (engolida) única por semana de 150mg, em geral por 2 a 4 semanas, mas em alguns casos pode ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

O que fazer: No caso da vaginose bacteriana, o tratamento indicado pelo ginecologista pode ser com antibióticos, sendo normalmente recomendado o uso de metronidazol em comprimido ou em forma de creme vaginal.

O tratamento não é complicado, uma vez que é feito por meio de medicamentos antibióticos e, no caso das mulheres, aplicação de cremes vaginais que vão ajudar a controlar e combater a infecção. É necessário fazer o tratamento dos parceiros sexuais do paciente diagnosticado com tricomoníase.

O tratamento mais comum para tricomoníase, inclusive durante a gravidez, é tomar uma dose alta de metronidazol, secnidazol ou tinidazol.

É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada. Pode ser transmitida por mulher/homem e mulher/mulher.

É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e, nos homens, o pênis.

também confirma a eficácia de metronidazol via oral por 7 dias, na tricomoníase, apresentou índice de cura de 100% 3. No estudo de Lossick JG em relação ao tratamento de vaginite/vaginose, descreve que podem ser tratadas com metronidazol 2g via oral por 3-7 dias mostrando alta eficácia 4.

A tricomoníase é uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis, que é transmitido através da relação sexual desprotegida, ou seja, trata-se de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST).

Sintomas da tricomoníase
Nas mulheres, a infecção geralmente começa com uma secreção vaginal de cor amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

Então, como diferenciar? A principal maneira de saber se é candidíase ou tricomoníase é observar a cor e o odor do corrimento vaginal. No caso da tricomoníase, o corrimento geralmente é amarelo ou esverdeado e tem um cheiro forte, já o corrimento da candidíase é esbranquiçado e sem cheiro.

O período de incubação é de 10 a 30 dias, em média. A tricomoníase é diagnosticada pelo exame do fluído vaginal ao microscópio. Como se trata de uma doença sexualmente transmissível, o tratamento deve ser feito pela mulher e seu parceiro sexual.

Diferenças entre tricomoníase x gardnereliose x candidíase
A Gardnerella é uma bactéria que parece muito clinicamente com a Trichomonas e é muito mais frequente do que ela. Essas duas bactérias são muito parecidas inclusive por terem o mesmo tratamento.

O metronidazol em pomada é indicado pelo médico no tratamento da tricomoníase, já que possui atividade antimicrobiana, promovendo a eliminação do parasita e aliviando os sintomas.

O secnidazol é um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giardíase, amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase no fígado e tricomoníase.