Que pomada usar para paroníquia?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

Na hora de lavar as pontinhas dos dedos machucadas, lembre-se que o ideal é preferir sabonetes que afastem as bactérias para longe (os famosos antibacterianos) e, fora isso, o uso de pomadas cicatrizantes leves também está liberado.

Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha. Esse processo deve ser feito 3 vezes por dia por pelo menos uma semana.

Nebacetin contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isto, Nebacetin é eficaz para tratar e para prevenir infecções de pele e de mucosas.

Paroníquia aguda. Assim como já falado, a paroníquia aguda é a inflamação dos dedos ao redor da unha que dura menos de 6 meses.

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

Aplique uma pomada antibiótica no local (Nebacetin ou própolis);

O Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas e nas queimaduras de pele.

Principais alimentos anti-inflamatórios naturais

  1. Laranja moro.
  2. Alecrim.
  3. Alho.
  4. Abacate.
  5. Azeite de oliva.

“Ela é utilizada contra dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e de dente, inflamação de vias aéreas, como sinusite e dor de garganta ou cólicas”, exemplifica a farmacêutica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para micoses na unha, por exemplo, o creme é a versão mais indicada do cetoconazol, sendo aplicado diretamente na região afetada uma vez ao dia. Em cerca de duas semanas, os fungos devem começar a desaparecer na área infectada.

As Pomadas Antibióticas são receitadas em casos de infecções, feridas ou em mucosas na pele. Elas auxiliam na cicatrização e formam uma camada protetora que protege a região sensibilizada, preservando a umidade natural.

O que é? Paroníquia é o nome dado ao processo de inflamação da pele em torno da unha. Ela tem início devido à “perda” da cutícula, que pode ser causada pelo hábito de remoção por alicate ou por pequenos traumatismos, ou por agentes químicos (como detergentes de cozinha, por exemplo), geralmente.

Essas lesões e agressões permitem a entrada de agentes irritantes e/ou infecciosos na pele e na unha, o que desencadeia a resposta inflamatória do organismo. Também ocorre vermelhidão e inchaço e, em casos mais graves, pode até levar à alteração e perda da unha.

Tratamento de paroníquia crônica
Luvas ou cremes barreira são usados se for necessário contato com água. Cremes à base de corticosteroides aplicados na unha podem ser úteis. Corticosteroides também podem ser injetados na prega ungueal. Também pode ser administrado tacrolimo em creme.