Que pomada usar em ferida aberta?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 14 votos

A Pomada para a Cicatrização de Feridas Hansaplast pode ser usada em qualquer fase do processo de cicatrização em feridas abertas superficiais e em pele com lesões. Foi clinicamente demonstrado que um ambiente de cicatrização húmido auxilia e acelera o processo natural de cicatrização de feridas.

Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

A discordância acaba na hora de falar sobre pomadas e cremes cicatrizantes. O uso desses medicamentos pode, sim, acelerar o processo de cicatrização. Já naquelas feridas que aparentam estar levemente infeccionadas, o ideal é utilizar pomadas antibióticas.

Nebacetin contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas.

Neomicina+bacitracina 50 Gramas Genérico Medley.

O esparadrapo deve ser fixado sobre uma área limpa, isenta de pêlos, desengordurada e seca; deve-se pincelar a pele com tintura de benjoim antes de colocar o esparadrapo. As bordas do esparadrapo devem ultrapassar a borda livre do curativo em 3 a 5 cm; a aderência do curativo à pele deve ser completa e sem dobras.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Aloe Vera. Também conhecida como Babosa, ela é um dos mais populares remédios caseiros. Reconhecida como um poderoso regenerador e antioxidante natural, possui propriedades antibacteriana, cicatrizante, de reidratação do tecido dérmico danificados por queimaduras, cortes profundos, irritações, entre outros.

Em casos raros, você poderá apresentar irritação da pele com o uso do produto. Para uso externo, apenas. Não deve ser utilizado em grandes áreas de pele danificada ou ferida.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

Alguns medicamentos orais, como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem ser usados para reduzir a inflamação e a dor associadas a uma ferida inflamada.