Que pomada que é bom para artrose?

Perguntado por: eviana7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os remédios para artrose devem ser indicados pelo ortopedista, podendo ser indicado o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como, por exemplo, Paracetamol, Aspirina, Ibuprofeno e Naproxeno para aliviar a dor e o inchaço das articulações ou da aplicação da pomada Moment ou Voltaren.

Gengibre, limão e alho no chá para artrite e artrose
Essa infusão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso se deve à alicina, presente no alho, aos compostos fenólicos como o gingerol, do gengibre, e à vitamina C do limão, que ajudam a combater os sintomas de gripe ou resfriado.

8 remédios caseiros para artrose e artrite

  1. Chá de alecrim. ...
  2. Massagem com gengibre e gergelim. ...
  3. Chá de salgueiro-branco. ...
  4. Compressa de aroeira. ...
  5. Chá verde. ...
  6. Chá de garra-do-diabo. ...
  7. Óleo de arnica. ...
  8. Extrato de caroço de abacate.

Os remédios mais utilizados para tratar artrose são os analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser tomados por via oral, como paracetamol ou diclofenaco, ou usado na forma de pomada, como a capsaicina, pois permitem aliviar os sintomas de dor e inchaço nas articulações, melhorando a qualidade de vida.

Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

Sendo assim, as compressas frias ou com gelo são melhores que as compressas com calor para: Dor e inflamação (inchaço, vermelhidão) devido artrose ou artrite das articulações, como por exemplo artrose dos joelhos.

Componentes genéticos, obesidade e até traumas prévios da articulação estão envolvidos no desenvolvimento e progressão da artrose. Tudo o que sobrecarrega a articulação pode levar a degeneração da cartilagem”, esclarece a reumatologista.

Pacientes que caminham pelo menos duas series de 1.500 passos em três dias da semana reduzem os sintomas da artrose no joelho e quadril e, significativamente, melhoram a função física.

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.

3 exemplos de sucos bons para tratar a artrite são:

  • Suco de abacaxi. Benefício: É uma rica fonte de bromelina, vitamina C e manganês, tendo ação anti-inflamatória e diurética, que ajuda a diminuir as dores e o inchaço. ...
  • Suco de cereja. ...
  • Suco de morango com melancia.

É possível aplicá-lo diretamente sobre as articulações ou tomar o suco para diminuir a inflamação. A babosa pode ser uma boa para a artrite reumatoide devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas (provavelmente por causa do combate à inflamação), além de acelerar o processo de cicatrização.

A artrose pode ser causada pelo próprio desgaste da cartilagem ou pode ser uma consequência de outras doenças médicas, como a obesidade, a gota e a diabetes.

A viscossuplementação consiste na infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Ela é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função.

Não exagere nos exercícios
Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. Trata-se da injeção de ácido hialurônico, um medicamento que diminui a inflamação do joelho, estimula o metabolismo da cartilagem, previne a artrose, melhora a dor e pode postergar a necessidade de realizar uma prótese de joelho (artroplastia total de joelho).

Café, chocolate e coca cola faz mal para quem tem artrose? Não, entretanto café em excesso prejudica a circulação sanguínea; chocolate em excesso produz sobrepeso e obesidade; e coca cola em excesso não tem nenhum valor nutricional e favorece o sobrepeso e a obesidade.

Então, o reumatologista pede exames gerais, como hemograma e provas de atividade inflamatória – como a hemossedimentação, que identifica a rapidez com que os glóbulos vermelhos se movimentam, e a proteína C reativa, que detecta a produção exacerbada de uma proteína ligada à inflamação.