Que plantas podem ser cultivadas para aumentar o nitrogênio?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

As leguminosas são plantas fixadoras de nitrogênio, produzindo biomassa rica neste nutriente. Essas espécies podem ser roçadas e incorporadas no solo, contribuindo para melhorar as condições nutricionais e de matéria orgânica, após a decomposição.

A melhor e mais utilizada fonte de nitrogênio é a ureia, devido à alta concentração de nitrogênio e qualidade física superior.

As plantas da família das leguminosas, ou Fabaceae, têm a capacidade de fixar nitrogênio do ar no solo por meio da simbiose com bactérias do solo”, explica o extensionista Lauro.

O adubo orgânico pode ser obtido por meio de esterco de animais ou de biomassa de plantas, que têm demonstrado maior eficiência. Enquanto a quantidade de nitrogênio no esterco bovino é de 1,5% e no de frango chega a 2,5%, na torta de mamona alcança 5%.

A primeira forma indireta de aumentar o teor de nitrogênio inorgânico disponível no solo é através dos inoculantes ou biofertilizantes. Eles são capazes de promover o incremento das populações de bactérias fixadoras de nitrogênio e geralmente são adicionados às sementes das plantas antes da semeadura.

Na Terra, pode ser encontrado na atmosfera, na chuva, no solo, no guano e nas proteínas, que constituem os organismos vivos. O nitrogênio líquido é produzido a partir da destilação do ar, ou pelo enriquecimento de filtros moleculares e se condensa à -196 °C.

Os alimentos com maiores quantidades são vegetais e frutas como alface, rabanete e espinafre. Produtos lácteos, carnes e peixes contêm grandes quantidades de nitrogênio, mas não nos níveis dos vegetais. Carne curada, como a salsicha, que é preservada com nitrato de sódio, também é mais uma fonte de nitrogênio.

No solo, a principal fonte de nitrogênio é a matéria orgânica, contudo, nem todo nitrogênio presente na matéria orgânica do solo está prontamente disponível para as plantas, ele é liberado lentamente e depende da atividade microbiana do solo.

O nitrogênio na agricultura também é obtido pela mineralização da matéria orgânica. Para isso, é preciso analisar a disponibilidade e as características de cada solo, assim como temperaturas do local. Em boas condições, 1% de matéria orgânica é capaz de gerar 20kg de nitrogênio por hectare.

A principal fonte de nitrogênio molecular (N2) é o ar atmosférico.

As principais fontes naturais de N são: a chuva, material orgânico e inorgânico de origem externa e a fixação biológica no lago por bactérias e algas cianofíceas.

O nitrogênio (N2) é fixado ou combinado na natureza como óxido nítrico (NO), que não é disponível para as plantas. Porém, quantidades mais significativas de nitrogênio são fixadas como amônia, nitritos e nitratos por microrganismos do solo, que são responsáveis por mais de 90% de toda a fixação de nitrogênio.

O nitrogênio é um dos elementos que configura a fertilidade do solo, sendo sua principal função auxiliar as plantas em seu crescimento, ou seja, no desenvolvimento de células e tecidos. Também está presente na composição química da clorofila.

Os principais sintomas de deficiência de nitrogênio nas plantas são:

  • Clorose geral nas folhas mais velhas.
  • Crescimento atrofiado, folhas pequenas, ramificação reduzida e floração precoce.
  • Muitas vezes ocorre acúmulo de antocianina (coloração púrpura) em folhas e caule.

Borra de café (com o filtro de papel)
Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. Além disso, combate fungos, formigas e outros organismos que danificam as plantas. Espalhe borra seca por cima da terra.

Os alimentos com maiores quantidades de nitrogênio são vegetais e frutas como alface, rabanete, ruibarbo e espinafre.

Aliás, as plantas utilizam o nitrogênio também na fotossíntese. Por isso, esse nutriente é tão importante.
...
4 maneiras de corrigir a deficiência de nitrogênio

  1. Adicione resto de grama ou capim. Quando cortar a grama do seu jardim não a jogue fora. ...
  2. Plante leguminosas. ...
  3. Faça um composto com café ...
  4. Esterco animal.