Que plantas e frutos regionais da tradição indígena?

Perguntado por: mmoura . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Milho, feijão, mandioca e abóbora eram alguns dos principais alimentos cultivados pelos indígenas muitos séculos atrás, todos essenciais para a alimentação, já que eles plantavam para consumir, além de viverem da caça e da pesca.

Os índios, através de sua forte ligação com a floresta, descobriram nela uma variedade de alimentos, como a mandioca (e suas variações como a farinha, o pirão, a tapioca, o beiju e o mingau), o caju e o guaraná, utilizados até hoje em nossa alimentação.

A herança cultural indígena na culinária brasileira
É o caso da moqueca de peixe, do pirão, do tacacá, bem como frutas nativas, como o guaraná, o cupuaçu e o açaí. cultural indígena fortemente presente. No Sul do Brasil, temos chimarrão e pinhão como exemplos.

Bom, você deve conhecer frutos como o caju e o açaí, né? Ou alguns outros pratos, como a pamonha, o beiju, a paçoca de banana-da-terra, a canjica e o bolo de milho. Todos esses são exemplos de comidas típicas da culinária indígena que fazem parte do nosso cardápio.

Algumas frutas nativas da Amazônia, por outro lado, são há muito cultivadas em larga escala, como abacaxi (Ananas comosus L.), cacau (Theobroma cacao L.), caju (Anacardium occidentale L.) e maracujá (Passiflora edulis Sims).

samaúma

E a samaúma, conhece? Ela é a árvore sagrada da Amazônia para os povos indígenas da região. Mas por quê?

De modo geral, o uso de plantas e produtos naturais é comum na medicina popular10. Os indígenas brasileiros utilizam seus conhecimentos para a sobrevivência na natureza, e o uso das plantas e da vegetação em geral garantem sua alimentação, habitação e cuidados com a saúde.

Conheça as plantas medicinais indígenas e suas funções

  • Sálvia. A sálvia é uma planta medicinal muito especial para as comunidades indígenas, já que ela ajuda a reforçar a imunidade e resistência corporal contra a ação de vírus e bactérias. ...
  • Arruda. ...
  • Catuaba. ...
  • Boldo.

As plantas medicinais são usadas para precaver, aliviar e até mesmo curar doenças, e são tradicionalmente utilizadas por comunidades (CARVALHO et al., 2007), estas plantas, possuem eficiência de cura terapêutica e apresentam importância cultural (HOEFFEL et al., 2011).

Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...

Quais os alimentos cultivados pelos indígenas? Milho, feijão, mandioca e abóbora eram alguns dos principais alimentos cultivados pelos indígenas muitos séculos atrás, todos essenciais para a alimentação, já que eles plantavam para consumir, além de viverem da caça e da pesca.

mandioca

Na época pré-cabralina, o principal alimento dos índios era a mandioca. Dessa raiz fazia-se a farinha, a tapioca, o beiju, bebidas alcoólicas. Comia-se mandioca na forma de farinha pura, misturada com carne, frutas, vegetais.

O pesquisador, que é indígena, destaca que a mandioca é para os índios um alimento básico. “É da mandioca que se faz o alimento principal para nós: a farinha”, friza.

Um dos grandes exemplos é a utilização da mandioca e derivados (farinha de mandioca e polvilho, por exemplo). O costume de se alimentar com peixes, frutos-do-mar e carne de caça também é uma herança desses povos. As frutas, como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti, eram muito consumidas por eles.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

A culinária indígena no Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes de mais de duzentas etnias indígenas oficialmente reconhecidas no Brasil. Os povos indígenas passam por modificações nos costumes alimentares nativos, a caminho da ocidentalização de seus hábitos alimentares.

A base da culinária indígena é marcada pela presença de alguns alimentos de origem vegetal, como mandioca — também chamada de macaxeira ou aipim, a depender da região —, milho, palmito, castanhas, raízes, folhas e frutas silvestres.