Que planeta está no céu hoje?

Perguntado por: omello . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Lua e Planeta (18h – 18h30). A Lua estará em conjunção com Mercúrio, bem próximo do horizonte oeste, na região da Constelação Ocidental de Peixes.

A dupla estará visível a partir das 18h48, 17° acima do seu horizonte oeste. Isso significa que o momento de aproximação máxima não poderá ser visto, devido às posições que os corpos envolvidos no evento estarão ocupando no céu, abaixo da linha do horizonte.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

Saturno aparecerá tipicamente em um tom amarelo-dourado e não vai brilhar como as outras estrelas. Como Saturno é um planeta, pode não estar tão brilhante ou perceptível quanto algumas estrelas, pois não possui luz própria. Use sua constelação como ponto de referência e procure pela diferença de cor. Use um telescópio.

Haverá cerca de 590,6 milhões de quilômetros entre a Terra e Júpiter, de acordo com a Nasa. Júpiter está a cerca de 965,6 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta em seu ponto mais distante, disse a agência espacial.

Marte: o planeta fica bem baixo no horizonte e se move em direção ao leste. Júpiter: sempre está localizado bem longe do sol. Saturno: fica bem baixo dentro da constelação de Libra.

Marte

A Lua estará próxima do planeta Marte, na região da Constelação Ocidental de Gêmeos.

Lua passando perto de Vênus.

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o "irmão" do nosso.

Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Planeta (20h – 21h). O Planeta Saturno estará visível perto do horizonte oeste (o lado que o Sol se põe), na região da Constelação Ocidental de Aquário, logo após o pôr do sol.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de abril de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de abril, Vênus estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Oeste.

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano se alinham esta noite – os outros planetas do nosso sistema solar já são atualmente visíveis no céu noturno.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.